1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Troca de correia dentada: 5 carros que transformam a manutenção em um pesadelo caro e complicado
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 20 comentários

Troca de correia dentada: 5 carros que transformam a manutenção em um pesadelo caro e complicado

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 05/12/2024 às 02:08
Troca de correia dentada: 5 carros que transformam a manutenção em um pesadelo caro e complicado
Saiba quais são os 5 modelos que tornam a troca de correia dentada um desafio técnico, com custos que podem ultrapassar milhares de reais e exigem desmontagens complexas. (Imagem: Reprodução)

Realizar a troca de correia dentada em certos veículos é um verdadeiro desafio, elevando os custos e exigindo conhecimento técnico avançado.

Trocar a correia dentada deveria ser um procedimento simples e rotineiro, mas alguns carros se destacam por complicar essa manutenção essencial. O componente, que sincroniza o funcionamento do motor, é crucial para evitar danos sérios como a colisão dos pistões com as válvulas – algo que pode resultar em reparos caríssimos.

A importância da troca de correia dentada na manutenção

Manter a correia dentada em boas condições é indispensável. A recomendação é realizar a substituição entre 40 mil e 50 mil quilômetros, ou antes, caso surjam sinais de desgaste, como ranhuras ou ruídos estranhos. Essa manutenção preventiva pode evitar prejuízos significativos e prolongar a vida útil do motor.

No entanto, em alguns modelos, essa tarefa não é tão simples quanto deveria ser. Problemas de design e acesso ao motor tornam a troca de correia um trabalho desafiador, que demanda ferramentas específicas e experiência técnica.

Modelos que complicam a troca de correia dentada

1. Fiat Marea

Fiat Marea

O Fiat Marea é conhecido entre os mecânicos como um dos mais difíceis para realizar a troca de correia dentada. Para o serviço, é necessário desprender o motor dos coxins e reposicionar o bloco e a caixa de marchas, o que demanda tempo e habilidade.

2. Land Rover Discovery 4
No Land Rover Discovery 4, a tarefa complica ainda mais: a carroceria precisa ser separada do chassi devido ao design em monobloco torcional. Após a substituição, ainda é necessário reprogramar os módulos eletrônicos do carro, encarecendo a manutenção.

3. Volkswagen Amarok
O problema na Amarok é o acúmulo de sujeira na correia dentada, que causa rompimentos frequentes. Apesar de a Volkswagen oferecer soluções de limpeza nas concessionárias, o problema persiste e mantém a troca de correia dentada como um serviço trabalhoso.

4. Audi A6
Nos motores V6 e V8 do Audi A6, o acesso à correia dentada exige a remoção de componentes frontais, como o radiador e até o para-choque. Essa desmontagem extensa torna o processo longo e complexo.

5. Nissan Frontier
A picape Frontier também exige esforços consideráveis para a troca de correia dentada. A posição da bomba de combustível limita o acesso à peça, sendo necessário separar a cabine do chassi para realizar o serviço.

Fique atento à manutenção

Se o seu veículo está entre esses modelos, é fundamental escolher um mecânico experiente e seguir o cronograma de manutenção à risca. Assim, você reduz os riscos de problemas maiores e mantém o desempenho do motor em dia.

Trocar a correia dentada pode ser trabalhoso em alguns casos, mas é uma das manutenções mais importantes para evitar dores de cabeça no futuro.

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
78 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
20 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno alberth da Silva
Bruno alberth da Silva
05/12/2024 09:17

A maior dor de cabeça é se não trocar, Marea nem existe mais.

Ego
Ego
05/12/2024 11:01

Se depender das montadoras, vão continuar usando correia dentada em seus projetos de motorização, mesmo existindo corrente de comando… Afinal, precisam manter o fluxo de caixa de suas concessionárias.

Jari
Jari
Em resposta a  Ego
05/12/2024 11:27

Exatamente isso, a montadora de veículos ao contrário do que a maioria pensa, os lucros são pequenos, o lucro está na reposição de peças, onde a montadora tem o domínio sobre as sistêmicas fornecedoras de peças.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x