1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Trens ultrarrápidos da Hyperloop podem ultrapassar a velocidade de um avião usando energia solar
Tempo de leitura 2 min de leitura

Trens ultrarrápidos da Hyperloop podem ultrapassar a velocidade de um avião usando energia solar

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/04/2021 às 10:42
Hyperloop - trens - energia solar
Trem movido a energia solar – Fonte: HyperloopTT

Porto Alegre pode ser a primeira cidade da América Latina a receber o sistema de Trens ultrarrápidos da hyperloop, que promete atingir velocidades de até 1.200 km/h com o uso de energia solar

O projeto da Hyperloop envolvendo trens com o uso de energia solar, que foi apresentado no final de janeiro, faz parte de um acordo entre o governo do Estado do Rio Grande do Sul, a empresa Hyperloop Transportation Technologies recentemente revelou o primeiro modelo a ser colocado em prática envolvendo o projeto.

Leia também

Sobre o projeto

O projeto da HyperloopTT apresenta um sistema integrado para circulação de cápsulas e passageiros. Usando trens de alta velocidade movido a energia solar, ele visa criar conectividade regional oferecendo um transporte eficiente que suporte grande fluxo de pessoas.

Ao combinar um motor elétrico e levitação magnética para permitir uma viagem quase silenciosa, os sistemas hyperloop poderiam transportar mais pessoas do que um tubo em velocidades aéreas e com zero emissões diretas.

A empresa afirma que o projeto 100% elétrico, que tem a meta de ser certificado em segurança até 2025 e iniciar as operações comerciais até 2030, pode apoiar o objetivo do Acordo Verde da UE.

HyperloopUm projeto ambicioso e inovador com o uso de energia solar

Sir Richard Branson, fundador do Virgin Group, disse: “O Hyperloop Certification Center é o início da jornada do hyperloop para West Virginia, para os EUA e para o mundo. Estamos um passo mais perto de tornar a viagem em hiperloop uma realidade para pessoas em todos os lugares.”

Jay Walder, CEO da Virgin Hyperloop, comentou: “Nosso objetivo é reunir autoridades de todo o mundo para definir a segurança global e os padrões da indústria para este novo modo de transporte ultrarrápido e com emissões zero.”

Os trens Hyperloop, que prometem levar as pessoas de Londres à Escócia em 45 minutos, são uma das propostas. O Hyperloop é um tubo selado com resistência ao ar reduzida através do qual um pod, ou veículo, viajaria em uma velocidade muito alta.

O arrasto aerodinâmico desacelera a viagem, então, para acelerar as coisas, a quantidade de ar tem que ser reduzida, e é por isso que os tubos Hyperloop são evacuados. Os engenheiros da Tesla e da SpaceX de Elon Musk têm trabalhado em protótipos nos últimos anos.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos