Porto Alegre pode ser a primeira cidade da América Latina a receber o sistema de Trens ultrarrápidos da hyperloop, que promete atingir velocidades de até 1.200 km/h com o uso de energia solar
O projeto da Hyperloop envolvendo trens com o uso de energia solar, que foi apresentado no final de janeiro, faz parte de um acordo entre o governo do Estado do Rio Grande do Sul, a empresa Hyperloop Transportation Technologies recentemente revelou o primeiro modelo a ser colocado em prática envolvendo o projeto.
Leia também
Sobre o projeto
O projeto da HyperloopTT apresenta um sistema integrado para circulação de cápsulas e passageiros. Usando trens de alta velocidade movido a energia solar, ele visa criar conectividade regional oferecendo um transporte eficiente que suporte grande fluxo de pessoas.
Ao combinar um motor elétrico e levitação magnética para permitir uma viagem quase silenciosa, os sistemas hyperloop poderiam transportar mais pessoas do que um tubo em velocidades aéreas e com zero emissões diretas.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
A empresa afirma que o projeto 100% elétrico, que tem a meta de ser certificado em segurança até 2025 e iniciar as operações comerciais até 2030, pode apoiar o objetivo do Acordo Verde da UE.
Hyperloop – Um projeto ambicioso e inovador com o uso de energia solar
Sir Richard Branson, fundador do Virgin Group, disse: “O Hyperloop Certification Center é o início da jornada do hyperloop para West Virginia, para os EUA e para o mundo. Estamos um passo mais perto de tornar a viagem em hiperloop uma realidade para pessoas em todos os lugares.”
Jay Walder, CEO da Virgin Hyperloop, comentou: “Nosso objetivo é reunir autoridades de todo o mundo para definir a segurança global e os padrões da indústria para este novo modo de transporte ultrarrápido e com emissões zero.”
Os trens Hyperloop, que prometem levar as pessoas de Londres à Escócia em 45 minutos, são uma das propostas. O Hyperloop é um tubo selado com resistência ao ar reduzida através do qual um pod, ou veículo, viajaria em uma velocidade muito alta.
O arrasto aerodinâmico desacelera a viagem, então, para acelerar as coisas, a quantidade de ar tem que ser reduzida, e é por isso que os tubos Hyperloop são evacuados. Os engenheiros da Tesla e da SpaceX de Elon Musk têm trabalhado em protótipos nos últimos anos.