Um dos maiores trens da América Latina vai começar a operar no Brasil e tem 2 quilômetros de extensão
As ferrovias do Brasil estão esquecidas há um tempo, mas agora, parece que isso vai mudar. No primeiro trimestre de 2022, iniciaram as primeiras operações de um dos, se não o maior, trem da América Latina, com 120 vagões. Ele promete ajudar o agronegócio no transporte de insumos. A Rumo é a empresa responsável por esse novo transporte por ferrovia que está levando desenvolvimento regional ao Sudeste e Centro-Oeste.
O trem imenso chama atenção pelos 2 quilômetros de extensão e capacidade de conectar o Porto de Santos, em São Paulo, com o município de Rondonópolis em Mato Grosso. O modelo de trem tem 50% a mais da capacidade original, que contava com 80 vagões apenas. Dessa forma, vai conseguir carregar 11.500 toneladas úteis em cada composição. Assim, as primeiras operações realizadas com o modelo já bateram recordes no mês de março, chegando a mais de 5 bilhões de toneladas por quilômetro útil. Saiba mais sobre esse novo trem com a matéria de hoje.
Saiba mais sobre esse incrível trem com mais de 2 km de comprimento no vídeo abaixo
Empresa Rumo faz história com trem de 120 vagões ao realizar transportes entre o Mato Grosso e o Porto de Santos
Embora as operações com o novo trem de 120 vagões tenham ganhado força apenas em 2022, a empresa Rumo já resguarda outros valores históricos quanto à cargas. Em 2021, ela conquistou o maior volume de carga da história, alcançando o patamar de 64 bilhões de Toneladas Por Quilômetro Útil (TKU). Todavia, esse valor foi resultado de um melhor transporte na região do Mato Grosso, que ampliou em 20 milhões de toneladas úteis a movimentação de cargas. Isso equivale a um market share de 43% do volume total de grãos exportados.
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“É uma operação que já trouxe ganhos operacionais expressivos, e a expectativa é ainda maior para 2022 e para os próximos anos”.
Thiago Alvarenga, gerente executivo de planejamento da Rumo (2022)
No ano de 2021, a Rumo contabilizou 1.585 viagens com o modelo de 120 vagões, sendo o modelo movido por 4 locomotivas apenas. Todavia, se essa carga transportada tivesse sido realizada no modelo antigo, de 80 vagões, seriam necessárias 792 viagens a mais, totalizando 2.377 viagens. Essa conquista traz diversos benefícios como aumento do desenvolvimento regional, escoamento do agronegócio pelo trem e conexão entre longas distâncias.
Trem da Rumo permite um transporte de safras de soja com menor emissão de gases do efeito estufa e otimiza as cargas
Você pode estar se perguntando, mas, afinal, qual a grande vantagem de ter um transporte de trem dessa magnitude? Embora pareça um modelo de transporte muito retrô, as ferrovias cumprem um papel importante no transporte de safras de soja e outros produtos do agronegócio. Afinal, elas conectam longas distâncias e podem carregar milhões de toneladas anualmente, com baixa emissão de gases do efeito estufa.
“A cada 10 mil toneladas transportadas pela ferrovia, no comparativo com as rodovias, é possível evitar a emissão de aproximadamente 1.500 toneladas de CO², uma compensação equivalente ao plantio de mais de 10 mil árvores na Mata Atlântica”.
Thiago Alvarenga, gerente executivo de planejamento da Rumo (2022)
Os especialistas do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam para uma colheita histórica de quase 40 milhões de toneladas de soja no Estado para 2022. Isso supera o último registro, de 2021, em 36,05 milhões de toneladas. Hoje, a Rumo consegue transportar 74 mil toneladas de soja por dia, entre Porto de Santos e Rondonópolis. Isso equivale a uma média de 6,5 trens de 120 vagões por dia.
Todavia, a empresa já registrou dias de fluxo intenso com 11 viagens, sendo 7 partindo de Rondonópolis, e movimentando mais de 126 mil toneladas por dia. Vale lembrar, que o incrível trem também tem ligação com a Malha Central, a partir dos terminais de São Simão (GO) e Rio Verde (GO), os quais contribuem para as grandes cargas entregues.