Projeto do Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba prevê conexão rápida entre as cidades, reduzindo tempo de viagem para 60 minutos
O Governo do Estado de São Paulo anunciou que o projeto do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, que ligará São Paulo a Sorocaba, está avançando e terá leilão previsto para o quarto trimestre de 2025, segundo a Secretaria de Parcerias e Investimentos de São Paulo. O trem será uma alternativa ao transporte rodoviário, reduzindo o tempo de deslocamento entre as cidades para 60 minutos e atendendo a uma demanda estimada de 50 mil passageiros por dia, conforme estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Detalhes do projeto Trem Intercidades São Paulo-Sorocaba
O trajeto do TIC Eixo Oeste terá aproximadamente 100 km de extensão, utilizando parte da antiga malha ferroviária entre as duas cidades. De acordo com o portal Via Trolebus, a linha contará com quatro estações, sendo elas Água Branca (São Paulo), São Roque e duas estações em Sorocaba. O transporte ferroviário reduzirá significativamente o tempo de viagem, considerando que atualmente o percurso de carro leva cerca de 110 minutos e de ônibus 130 minutos, segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Investimentos e benefícios para a mobilidade
O TIC São Paulo-Sorocaba faz parte do Programa SP nos Trilhos, lançado pelo governo paulista em 2024, que contempla 40 projetos ferroviários, incluindo expansões de metrô, VLTs e trens urbanos. Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, os investimentos totais nesses projetos somam aproximadamente R$ 194 bilhões e têm potencial para gerar cerca de 150 mil empregos diretos e indiretos.
-
Union Pacific Big Boy — maior trem a vapor do mundo criada em 1941, com 40,5 metros de comprimento, 548 toneladas, 25 toneladas de carvão por viagem, capacidade para 95 mil litros de água, potência estimada em 7.000 HP e velocidade máxima de 130 km/h
-
ANTT lança frota de 15 drones profissionais para modernizar fiscalização ferroviária e ampliar segurança nos trilhos
-
TCU analisa nove processos no contrato da Ferroviária da Malha Sudeste, incluindo denúncia na Petrobras e contrato ferroviário prorrogado até 2056
-
Vale pode perder ferrovia de mais de 990 km para o governo após impasse bilionário e corte de indenização pela ANTT
Além da redução do tempo de deslocamento, o novo trem promete aliviar o tráfego da Rodovia Castello Branco, principal via de ligação entre São Paulo e Sorocaba, que atualmente sofre com congestionamentos frequentes, conforme estudo publicado em 2024 pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP). A modernização do transporte ferroviário também contribuirá para a redução das emissões de carbono, promovendo um impacto ambiental positivo.
Integração com outros modais de transporte
O TIC Eixo Oeste será integrado a outras linhas de transporte público. De acordo com informações do Correio Popular, a estação inicial será em Água Branca, um polo ferroviário estratégico que permitirá conexão com as linhas da CPTM, do Metrô de São Paulo e outros projetos de trem intercidades que estão em fase de desenvolvimento. Especialistas em mobilidade, como o urbanista Sérgio Avelleda, ex-secretário de Transportes da capital paulista, destacam que essa integração aumentará a eficiência da malha de transporte público e incentivará a migração de passageiros dos ônibus e carros para os trens.
Próximos passos e cronograma
As audiências públicas sobre o TIC Eixo Oeste estão previstas para acontecer no primeiro trimestre de 2025, com a publicação do edital de licitação no terceiro trimestre do mesmo ano. O leilão está programado para o quarto trimestre de 2025, e a assinatura do contrato deve ocorrer no início de 2026, conforme informações da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. A expectativa do governo paulista é que as obras tenham início ainda em 2026, com previsão de conclusão entre 2029 e 2030.
Fico imensamente feliz em saber que existe a possibilidade de um transporte de São Roque para SP, muitas pessoas moram na cidade e trabalham na Capital. Vai facilitar muito, TODOS agradecerão. Pra quem precisa pegar a Castelo sabe da importância.
Eu só acho uma coisa estranha eles comopram trens de outros países sendo que nois temos o Marcopolo rail que são muito bonitos e confortável .Podendo investir no nosso país eles mandam o dinheiro pra fora dele.
Amei, mais o governo só pensa em fazer pra arrecadar dinheiro e não auxilia tanta gente sofrendo com enchentes, tanta gente passando fome daí fala de auxílio que auxílio é esse.
O que uma pessoa faz com $100 ou 200 reais ( NADA ) temos que colocar a mão na consciência na hora do voto são sempre os mesmos que são eleitos bando de **** hipócritas