Novo trem-bala japonês chega nos próximos anos prometendo acabar com o trânsito de trens no país. O veículo terá capacidade de ultrapassar facilmente um carro de Fórmula 1.
O Japão está prestes a adicionar mais um super trem-bala à sua impressionante coleção com a introdução do Chuo Shinkansen. Ultrapassando um carro de Fórmula 1, o trem-bala japonês está programado para alcançar velocidades impressionantes de até 311 mph (500 km/h) e cobrir 226 milhas em apenas 40 minutos quando o colossal projeto de 67 bilhões de libras estiver finalmente pronto para ir para as pistas.
Novo trem-bala é mais rápido que um carro de fórmula 1
O Japão já é dono do trem-bala desde que o primeiro foi fabricado em 1964, mas o Chuo Shinkansen está destinado a ser o mais único até agora. Rasgando a paisagem, o novo trem-bala japonês alcança uma velocidade superior a 300 mph.
Sendo assim, o trem é 100 mph mais rápido que um carro de Fórmula 1 e quase duas vezes e meia mais rápido que um típico trem britânico em velocidade máxima. Quase 90% da jornada será dentro dos túneis, de acordo com os desenvolvedores da Central Japan Railway Company (CJRC).
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A jornada incrivelmente suave do novo trem-bala japonês começa na Estação de Shinagawa, na movimentada capital do Japão, Tóquio. Em seguida, faz apenas quatro paradas ao longo das 226 milhas, passando pelas prefeituras de Kanagawa, Yamanashi, Nagano e Gifu, antes de terminar na Estação de Nagoya, apenas 40 minutos após a partida.
As ilustrações conceituais do novo trem-bala mais rápido que um carro de Fórmula 1 mostram-no com o aspecto mais aerodinâmico possível, com uma frente plana e ligeiramente curva. Em estilo, é bastante semelhante aos outros trens de alta velocidade que o Japão usa atualmente, como o trem de levitação magnética da Série L0.
Erros atrasam a chegada do novo trem-bala
O veículo também usará a revolucionária tecnologia de levitação magnética supercondutora para alcançar tais velocidades. Os trens-bala são um fenômeno na Ásia por sua super pontualidade e segurança. No entanto, a empresa anunciou recentemente que os planos falharam dramaticamente, com o prazo sendo adiado para 2034 no mínimo.
A mídia japonesa afirmou que até mesmo a extensão de sete anos pode ser bastante otimista, no entanto. Eles afirmam que um executivo sênior da CJRC afirmou que o plano de construção de dez anos é, em última análise, um cenário perfeito, mas não realista.
O presidente da CJRC, Shunsuke Niwa, afirmou em uma reunião no Ministério dos Transportes japonês: Apesar de não poder projetar uma nova data de abertura, a empresa continuará fazendo tudo o que puder para lançar o mais rápido possível.
Governo do Japão dá sinal verde para construção do trem
Muitos dos obstáculos do novo trem-bala japonês mais rápido que carro de Fórmula 1 vem dos ativistas ambientais que se manifestam contra o projeto. Contudo, o mesmo recebeu luz verde do governo japonês, pois está programado para ajudar o congestionamento sério dos trens dentro e fora de Tóquio.
Outro motivo para a longa espera vem da forma como os túneis estão sendo construídos. Para não interromper a rede ferroviária atual do Japão, a nova linha, incluindo os túneis, será desenvolvida sob as estações Shinkansen existentes do país.
Um dos túneis terá que ser construído sob os Alpes do Sul do Japão, o que o tornará o túnel mais profundo construído no país. Outros túneis devem ser construídos ao longo de Yamanashi e Shizuoka, com previsão de conclusão até 2025.
Vale mencionar que também há outros projetos sendo construídos, como um trem fora deste mundo programado para ser construído na lua. O sistema ferroviário proposto, apoiado pelo departamento de Defesa dos Estados Unidos, seria capaz de transportar tanto humanos quanto suprimentos até o espaço.