Com a aquisição dos novos veículos da Scania, a transportadora Reiter Log passa a ter uma das maiores frotas de caminhões a gás do Brasil
A transportadora Reiter Log comprou 124 caminhões da Scania movidos a gás. Segundo a fabricante de origem sueca, a transportadora de Nova Santa Rita, no estado do Rio Grande do Sul, está investindo mais de R$ 100 milhões. Assim, a empresa visa atender as metas de clientes em políticas de ESG. Ou seja, de governança Ambiental, Social e Corporativa, o que inclui a redução das emissões de poluentes. Confira ainda esta notícia: Maior produtora de aço do Brasil, a Gerdau recebeu um caminhão movido à gás da Scania, para atuar nas operações de mineração, em Minas Gerais
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As entregas dos caminhões da Scania para a transportadora
De acordo com a Scania, os 124 caminhões são cavalos-mecânicos R 410. Conforme o cronograma previsto, as primeiras entregas ocorrerão no último trimestre de 2021. Portanto, todos os modelos entrarão em operação ao longo de 2022. Segundo o diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil, Silvio Munhoz, trata-se de um operador logístico “muito”. “E que vem se unindo aos embarcadores na busca por um setor mais sustentável. Um compromisso sério que passa a pautar todas as ações da empresa”, afirma.
Segundo a Reiter Log, com a aquisição dos novos caminhões movidos a gás da Scania, tais ações são voltadas ao uso de energia alternativa começaram em 2014. Com isso, o investimento vai além da compra de caminhões a gás. Ou seja, entre as medidas está a compra de implementos rodoviários maiores. Dessa forma, amplia a carga transportada pelas carretas. “Firmamos um compromisso de oferecer um novo jeito de transportar”, diz o CEO da Reiter Log, Vinícius Reiter Pilz. De acordo com ele, entre os objetivos está a redução dos impactos do setor no meio ambiente.
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A transportadora ainda planeja produzir o próprio gás
Além disso, a companhia estuda produzir o combustível para os novos caminhões adquiridos da Scania. “Neste sentido, fechamos um acordo com a GEO Energética”, diz o executivo. A GEO Energética é uma das principais desenvolvedoras de soluções para a produção do biometano do País. Ou seja, feito a partir de rejeitos orgânicos do setor agropecuário.
Segundo o o CEO da empresa, Alessandro Gardemann, o produto pode substituir o gás natural gerado por fontes fósseis. “Assim, entregamos uma solução limpa para o transporte”, diz. Os novos caminhões vão circular nas regiões Sudeste e Sul e deverão rodar cerca de 10 mil km por mês.
Leia ainda esta matéria: Scania vende caminhões movidos a gás para a TransMaroni, que possui a maior frota deste modelo, alternativo ao diesel
A Scania acaba de anunciar a venda de 39 caminhões a gás para a TransMaroni. A TransMaroni chega a 50 caminhões movidos a gás (natural e/ou biometano) da Scania e entra para a história do transporte nacional com a maior frota já adquirida desta solução alternativa ao diesel. Com o negócio, a Scania chega a marca de 150 caminhões a gás vendidos no Brasil.
A transportadora inicia um novo posicionamento, que traz a sustentabilidade como prioridade, concluindo um ciclo de investimento na ordem de R$ 50 milhões em várias ações neste campo e não apenas relativo a esta compra. A Scania, que lidera a transição para um sistema de transporte mais sustentável, atinge a marca de 150 caminhões com esta tecnologia desde o início das vendas, em outubro de 2019. A TransMaroni adquiriu as primeiras 11 unidades da Scania em outubro de 2020. Com o desempenho do produto e a visibilidade gerada por novos negócios, a empresa resolveu comprar outros lotes menores, somando mais 39 unidades encomendadas. No total, a empresa chegou ao histórico volume de 50 caminhões a gás.
A maior parte dos caminhões a gás, que a transportadora comprou da Scania, já havia entrado na programação de produção de 2021 e as unidades mais recentes estão tendo o prazo de entrega negociado. Os caminhões da marca Scania serão usados nos segmentos alimentício, varejo, higiene e limpeza, cosméticos e e-commerce em diversos estados brasileiros.