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Transpetro vai dobrar capacidade de alívio até 2028 com novos navios Suezmax DP2, frota terá motores de baixa emissão, shore power e 1,35 milhão de TPB

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 13/04/2025 às 12:14
Transpetro moderniza frota e dobra capacidade de alívio de plataformas com navios Suezmax DP2 até 2028
Transpetro moderniza frota e dobra capacidade de alívio de plataformas com navios Suezmax DP2 até 2028
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Com novas embarcações de 150 mil toneladas cada, empresa eleva eficiência, reduz emissões e fortalece a logística do Sistema Petrobras

A Transpetro anunciou um investimento estratégico que dobrará sua capacidade de alívio de plataformas offshore até 2028. A empresa contratou nove navios aliviadores de posicionamento dinâmico, da classe Suezmax DP2, que somam 1,35 milhão de toneladas de porte bruto (TPB). Atualmente, a capacidade da frota é de 700 mil TPB.

As embarcações estão sendo construídas pelo estaleiro Samsung, na Coreia do Sul, e serão entregues ao longo dos próximos anos. Cada navio possui 274 metros de comprimento, 48 metros de largura e calado de 17 metros.

Eficiência energética e controle automático de posição

Transpetro moderniza frota e dobra capacidade de alívio de plataformas com navios Suezmax DP2 até 2028

Os novos navios da Transpetro são equipados com o sistema DP2, que permite controle automático da posição e aproamento durante as operações de offloading, aumentando a segurança em ambientes offshore. Essa tecnologia é fundamental para reduzir riscos operacionais durante a transferência de petróleo entre FPSOs e navios-tanque.

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O carregamento será feito pela proa, por meio do sistema BLS, o que torna o processo mais rápido e seguro, especialmente em condições marítimas adversas.

Navios sustentáveis e preparados para combustíveis alternativos

Em busca de eficiência ambiental, a Transpetro equipará os novos Suezmax com motores de baixa emissão de NOx, do tipo Tier III, que reduzem em 30% a liberação de gases nocivos. As embarcações também estão preparadas para operar com combustíveis alternativos, como metanol e etanol.

Outro diferencial é o uso de shore power, sistema que conecta o navio à energia elétrica fornecida por terra. Isso permite operar sem combustíveis fósseis quando atracado em terminais compatíveis, diminuindo ainda mais a pegada de carbono da frota.

Transpetro mantém pioneirismo em navios DP no Brasil

Desde 2010, a Transpetro é pioneira no uso de navios com posicionamento dinâmico para a Petrobras. Com essa nova frota, a empresa consolida sua liderança em soluções logísticas para o transporte de petróleo e reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação tecnológica.

A nova geração de navios Suezmax DP2 terá capacidade individual de 150 mil toneladas de porte bruto e será responsável por boa parte das operações de escoamento da produção offshore nacional nas próximas décadas.

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Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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