O navio-sonda Dhirubhai Deepwater KG2 atuará em um contrato de 910 dias em águas profundas no território nacional. O novo acordo com carteira de pedido de US$ 392 milhões expande a atuação da Transocean no mercado de perfuração offshore brasileiro.
A companhia de perfuração multinacional Transocean anunciou na terça-feira (31/01) mais uma grande aquisição para a sua cartela de negócios. Ela está com um novo contrato com carteira de pedido de US$ 392 milhões no setor offshore nacional. O acordo prevê o afretamento por 910 dias do navio-sonda de perfuração Dhirubhai Deepwater KG2, que atuará em regiões de águas profundas do território nacional.
Veja o Dhirubhai Deepwater KG1 na Bacia de Santos
Novo contrato da Transocean para o afretamento de navio-sonda de perfuração offshore está previsto para ser iniciado no terceiro trimestre de 2023
Mirando nos negócios potenciais para o mercado brasileiro em 2023, a Transocean acaba de anunciar um novo contrato com uma empresa nacional.
Ela está com um acordo de afretamento do navio-sonda Dhirubhai Deepwater KG2 para uma empresa de petróleo brasileira. O contrato prevê um prazo de 910 dias para a realização de operações de perfuração offshore em regiões de águas ultraprofundas do Brasil.
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Segundo a Transocean, o navio de perfuração garantiu um contrato de perfuração offshore com uma carteira de pedidos estimada em US$ 392 milhões. Dessa forma, a taxa diária para o afretamento da embarcação fica em torno de US$ 430.000.
O negócio marca mais um importante empreendimento da companhia para o mercado de óleo e gás brasileiro ao longo dos próximos anos.
Além disso, a empresa disse que o valor de US$ 392 milhões não considera a taxa de mobilização de “90 vezes a taxa diária do contrato”, que seria de cerca de US$ 38,7 milhões.
O afretamento do navio-sonda de perfuração offshore está previsto para ser iniciado já no terceiro trimestre de 2023, para o início de suas operações no território nacional.
Em julho de 2021, este navio de perfuração recebeu um contrato de um poço, mais duas opções de um poço, com a Shell em Brunei.
O acordo estava programado para começar e terminar em dezembro de 2021 com uma taxa diária de $190.000.
O navio-sonda Dhirubhai Deepwater KG2 estava ocioso desde janeiro de 2022, mas agora atuará nas águas ultraprofundas do setor offshore nacional com o novo contrato da Transocean.
Ano de 2023 será agitado para os negócios de perfuração offshore. Transocean deve aproveitar o cenário com a sua frota de navios-sonda
O navio-sonda Dhirubhai Deepwater KG2, afretado para operações de perfuração offshore no Brasil, foi construído em 2010 em um projeto audacioso.
Ele possui profundidade operacional máxima de 12.000 pés (3.657,6 metros) e sua profundidade máxima de perfuração é de 35.000 pés (10.668 metros).
Após passar um ano ocioso desde a sua última operação, o navio-sonda da Transocean se prepara para atuar no mercado offshore brasileiro a partir do terceiro trimestre deste ano.
Em um extenso relatório de status do mercado de perfuração offshore lançado recentemente, o analista de mercado de perfuração offshore da Westwood Global Energy, Terry Childs, comentou sobre o setor em 2023. Ele acredita que o ano será agitado para as empresas de afretamento de plataformas de perfuração em todo o mundo.
“A trajetória atual das taxas diárias continuará seu caminho ascendente”, afirmou ele sobre as projeções para o ano.
Assim, o novo contrato da Transocean para o afretamento de seu navio-sonda marca apenas o início de um longo ano no setor da perfuração offshore.