A Toyota acaba de revelar oficialmente a Toyota SW4 híbrida, equipada com a tecnologia híbrido-leve MHEV. A novidade estreia inicialmente na África do Sul, mas já está confirmada para chegar ao Brasil, seguindo os passos da picape Hilux, que também adotou essa tecnologia em mercados como Europa e Oceania. A principal promessa da marca é uma redução de 5% no consumo de combustível, além de melhorias em aceleração, potência e eficiência.
A nova Toyota SW4 híbrida utiliza o sistema MHEV, que combina o tradicional motor 2.8 turbodiesel com um gerador de partida de 48 volts. Esse gerador é conectado ao motor por uma correia durável e conta com uma bateria compacta de íons de lítio que armazena energia gerada durante frenagens.
Essa energia é utilizada para auxiliar o motor convencional em situações de arrancada ou aceleração, reduzindo emissões e aumentando a eficiência.
Com a mesma potência de 204 cv e torque de 50,9 kgfm, a SUV mantém o câmbio automático de 6 marchas. Além disso, o sistema híbrido alimenta os componentes elétricos do carro quando o motor está desligado, como no funcionamento do Start&Stop, melhorando o desempenho sem abrir mão da robustez.
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Economia e sustentabilidade em destaque
A Toyota explica que a eletrificação do sistema melhora a economia de combustível em 5%, ao mesmo tempo que reduz ruídos e vibrações. Embora o MHEV não tenha a eficiência de um híbrido completo ou plug-in, é um passo acessível e ágil para eletrificar veículos já consagrados como a Toyota SW4 híbrida e a Hilux.
Chegada ao Brasil: o que esperar
Na África do Sul, onde o modelo é chamado de Fortuner, a Toyota SW4 híbrida já está disponível. No Brasil, a expectativa é que ela seja lançada simultaneamente com a chegada da Hilux híbrida.
A marca já tem tradição no segmento de eletrificados por aqui, com modelos como Corolla, Corolla Cross e RAV4, mas a SW4 e a Hilux serão os primeiros veículos a combinar o motor turbodiesel ao sistema híbrido-leve.
A entrada da Toyota SW4 híbrida no mercado brasileiro reflete o compromisso da marca em ampliar seu portfólio de eletrificados, oferecendo soluções mais eficientes e sustentáveis para consumidores que buscam tecnologia sem abrir mão de desempenho.
Esse lançamento reforça a liderança da Toyota em eletrificação, trazendo mais opções para um mercado em constante evolução. Agora é aguardar pela chegada da Toyota SW4 híbrida e da Hilux ao Brasil, que prometem redefinir o segmento com inovação e eficiência.
A maior vantagem em São Paulo será ter um carro livre do rodízio. Fora daí não ajuda em nada.
Expectativa de reduzir o consumo em 5%. Mas o valor de venda para o consumidor: espere uma elevação de cerca de 25%, vai encostar em meio milhão de reais. Essa conta não fecha, as montadoras japonesas se aproveitando para aumentar as margens. Basta ver o valor dos híbridos RAV4 e CR-V ano 2024.
Uai, como frear, se a Toyota recomenda não usar o pedal e sim câmbio para reduzir velocidade senão empena os discos. Devem, depois de 20 anos, ter resolvido o problema crônico de empeno de disco da HILLUX