Prius híbrido plug‑in flex será exibido na Fenasucro & Agrocana em Sertãozinho, reunindo eletrificação e etanol com proposta de alta eficiência e emissões reduzidas. Protótipo e ativações prometem mostrar aplicações práticas da tecnologia ao público.
A Toyota do Brasil apresentará, de 12 a 15 de agosto, no evento Fenasucro & Agrocana 2025, em Sertãozinho (SP), o protótipo do Prius híbrido plug-in flex.
Esse modelo combina recarga elétrica na tomada com motor a combustão capaz de operar com gasolina ou etanol.
Segundo a fabricante, quando abastecido com etanol e com a bateria carregada, a tecnologia pode reduzir em até 90% as emissões de CO₂.
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O consumo pode superar 25 km/l com etanol em condições de uso com apoio elétrico.
A iniciativa faz parte da estratégia global “multipathway” da Toyota, que busca soluções de descarbonização adequadas às condições específicas de cada mercado.
No Brasil, o foco está no etanol como biocombustível de baixo carbono, alternativa já consolidada.
O estande da Toyota terá 150 m², com demonstrações tecnológicas, exposição de modelos nacionais (Hilux, SW4, Corolla Cross híbrido flex full) e experiências práticas, como o uso da energia do veículo para preparar café.
Especificações técnicas internacionais do Prius Plug-in Hybrid
Embora o protótipo brasileiro ainda não tenha seus dados técnicos completos divulgados, versões oferecidas em outros países permitem projetar suas possíveis características.
Nos Estados Unidos, o modelo agora chamado Prius Plug-in Hybrid (antes Prius Prime) tem bateria de 13,6 kWh, autonomia elétrica estimada em cerca de 71 km e potência combinada de 220 cv, com aceleração de 0 a 96 km/h em aproximadamente 6,6 segundos.
De acordo com dados da Toyota global, uma versão PHEV recente oferece sistema com 164 kW (223 PS) de potência máxima e eficiência de 26,0 km/l com pneus de 19″, chegando a 30,1 km/l com pneus de 17″.
A condução totalmente elétrica pode alcançar 87 km com pneus de 19″ e 105 km com pneus de 17″.
Em modelos vendidos na América do Norte, a autonomia elétrica média estimada é de 64 a 72 km, consumo combinado entre 52 mpg UK ou MPGe, capacidade de recarga em cerca de 4 horas usando tomada 240 V, tanque de combustível de aproximadamente 40 L e emissões anuais estimadas em torno de 1,5 a 1,6 toneladas de CO₂.
Impacto ambiental e economia para o Brasil
A introdução do Prius híbrido plug-in flex reforça o compromisso da Toyota com a eletrificação aliada à matriz energética brasileira.
O uso do etanol, combustível renovável amplamente disponível, aliado à propulsão elétrica, promete alta eficiência e redução significativa das emissões — potencialmente até 90%.
Contexto da estratégia da Toyota no Brasil
Esse protótipo é mais um passo da Toyota no país.
Desde 2019, a marca integra tecnologia híbrido flex no Corolla e no Corolla Cross.
O investimento de R$ 11,5 bilhões até 2030 inclui também a produção de dois novos híbridos flex (HEV), sendo o primeiro o Yaris Cross, previsto para lançamento em outubro deste ano.
Participação no debate sobre o etanol
Além da vitrine tecnológica, a Toyota participará do painel “Expansão Global do Etanol” na Fenabio 2025.
O evento contará com Rafael Ceconello, diretor de Assuntos Governamentais da Toyota do Brasil, abordando a evolução da motorização híbrida flex e outras soluções voltadas à neutralidade de carbono.
Espaço de experimentação e interação
O estande vai além da exposição.
A Toyota realizará demonstrações do uso da energia do veículo para alimentar equipamentos — como preparar café — ilustrando a versatilidade de um híbrido plug-in no dia a dia.
Você enxerga o Prius híbrido plug-in flex como solução prática para o dia a dia ou prefere aguardar modelos elétricos a bateria com preços mais acessíveis?