Toyota dá início a testes do seu primeiro caminhão movido a hidrogênio. O caminhão a hidrogênio deve passar por 5 anos de testes antes que chegue finalmente ao mercado.
O primeiro caminhão movido a hidrogênio da VDL Groep já está finalizado e começará a sua fase de testes. O modelo possui célula de combustível da Toyota. A iniciativa é resultado de uma parceria entre as empresas que pretende desenvolver 4 caminhões elétricos a hidrogênio. Eles serão utilizados por VOS Transport Group, Yusen e CEVA Group CAT, todos fornecedores da Toyota. Desta forma, as empresas contribuirão com o projeto ao usarem os caminhões em suas rotas.
Novo caminhão a hidrogênio da Toyota será um “laboratório”
Os veículos passarão por vários locais da Europa, tais como: Antuérpia, na Bélgica, Lille, na França, e Colônia, na Alemanha. Além disso, os Países Baixos também estão incluídos na lista. De acordo com as empresas, as rotas têm pelo menos um posto de abastecimento, além de soluções de reserva.
Seja como for, o primeiro caminhão movido a hidrogênio para testes em estradas será um laboratório. Pois permitirá que a Toyota avalie a solução e, desta forma, promova melhorias nas próximas etapas.
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Segundo as empresas, a cooperação permitirá fortalecer os conhecimentos sobre como implantar caminhões com célula a combustível de hidrogênio, principalmente, em vias públicas, assim como contribuir com a transição energética da Europa rumo à descarbonização.
Por fim, a estimativa é que o caminhão a hidrogênio fique em testes por cinco anos, isto é, o lançamento comercial só deve acontecer no final desta década. De qualquer forma, o experimento deve fomentar o avanço de uma infraestrutura de hidrogênio sustentável em toda a Europa. Algo que atualmente ainda parece distante da realidade, mesmo em países desenvolvidos.
Mercedes-Benz atinge 1 mil km de autonomia com seu caminhão a hidrogênio
Um caminhão movido a hidrogênio protótipo da Mercedes-Benz, aprovado para tráfego em vias públicas, rodou uma distância de 1.047 km por estradas na Alemanha. O caminhão GenH2, alimentado por um sistema de célula de combustível, conta com um tanque de hidrogênio líquido.
Desta forma, para essa validação, o caminhão a hidrogênio saiu do Centro de Atendimento a Clientes da Mercedes-Benz Trucks, em Worth am Rhein, com destino à Berlim, capital da Alemanha. O trajeto aconteceu em um dia.
O caminhão movido a hidrogênio rodou com peso bruto total de 40 t e em condições reais. Sendo assim, completou a viagem sem emitir CO2. Para isso, a operação contou com inspeção e certificação da TÜV Rheinland, isto é, órgão alemão de certificação de veículos e tecnologias.
Segundo Andreas Gorbach, membro do conselho de administração da Daimler Truck AG e Chefe de Tecnologia de Caminhões, para descarbonizar o transporte, é necessário tecnologias de tração a hidrogênio e a baterias elétricas.
Hidrogênio não será o único meio para os caminhões e ônibus
O Hidrogênio ainda é uma realidade distante para o Brasil, que deve seguir nos próximos anos buscando outros combustíveis sustentáveis para veículos pesados. Pensando nisso, adolescentes do Paraná desenvolveram um projeto que transformou o tradicional óleo de cozinha em biodiesel.
O grupo de estudantes é do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, escola pública de Ensino Médio em Tempo Integral, em Assaí (PR). Por meio do projeto, um ônibus andou por quase 7 dias sem necessitar ser abastecido.
As responsáveis pelo projeto são Eduarda Priscila Miura (17 anos), Luiza Alves de Souza (17), Leticia Ayumi Tazima Sato (17), Eduarda Pietra Santos Paixão ( 16 anos) e Fabiane Hikari Kikuti, também de 16. O professor de química e orientador do trabalho, Matheus Rossi, afirma que o objetivo principal do projeto, chamado de BIOSUN, é organizar a produção do biocombustível composto por óleo de cozinha dentro da escola.