Criada no ano de 2015, a atual geração da Toyota Hilux chega ao seu terceiro facelift na Austrália. Agora, o modelo, um grande sucesso no Brasil e no mundo, terá um novo visual e também um motor híbrido.
Com uma série de atualizações visuais, o terceiro facelift da Toyota Hilux apresentará novos equipamentos com tecnologia aprimorada e, o mais importante, uma nova motorização que contará com um sistema híbrido leve de 48 V.
De acordo com a Toyota, a intenção é manter a competitividade do modelo frente à sua principal rival, a Ford Ranger, modelo que, inclusive, foi o mais vendido na Austrália em 2023. Importante destacar que, diferentemente das versões vendidas no Japão e em outros mercados, a Toyota Hilux 2024 da Austrália vem com um para-choque frontal prolongado acima dos faróis de neblina.
Além disso, este modelo vem sem moldura, deixando seu visual menos carregado. Fotos divulgadas pela Toyota mostram também que o para-choque está diferente, pois agora conta com uma proteção inferior que combina plástico preto e prateado. Já o restante da carroceria segue o modelo anterior.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Toyota Hilux Híbrida e com Turbodiesel
A grande atualização da Hilux será o novo sistema híbrido de 48 V, que já havia sido anunciado para a Europa e agora estreia na Austrália. De acordo com a empresa, o motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros com 204 cv e 50,9 kgfm, usado nos modelos vendidos no Brasil, é auxiliado por um motor-gerador conectado a ele por correia, possibilitando um sistema Start/Stop mais eficiente.
Ainda conforme a Toyota, o diferencial é que esse motor-gerador pode auxiliar em acelerações, velocidade constante e retomadas com seus 16 cv de potência e 6,6 kgfm de torque. Não suficiente, a empresa também explica que a eletrificação melhora a economia de combustível de 6 a 10%, dependendo do acabamento.
Com o lançamento, agora, as versões Rogue e SR5 terão o sistema híbrido-leve de série. Todavia, será possível escolher essa tecnologia no modelo 4×4 SR. Por outro lado, todas as versões eletrificadas terão o sistema Multi-Terrain Select, que oferece seis modos de condução para diferentes terrenos. Hoje, esse mesmo motor turbodiesel também é oferecido no Brasil.
Segundo uma matéria do portal “Quatro Rodas”, inclusive, a Toyota Hilux, que atualmente é fabricada na Argentina, pode adotar o sistema híbrido leve em um futuro próximo. Isso, pensando na competitividade de picapes eletrificadas.
Outras opções de motorização para a Hilux vendida na Austrália são dois motores diesel, um 2.4 e outro 2.8, não eletrificados. Por fim, a Toyota explica que há ainda um motor a gasolina 2.7, oferecido com transmissão manual ou automática com tração integral e dianteira.
Quando Estreia e o Valor do Veículo
De acordo com a Toyota, a Hilux 2024 chegará aos concessionários australianos no próximo mês de março. A empresa afirma que o modelo custará a partir de US$ 17.300 (R$ 85.000), sendo que o preço pode chegar a até US$ 48.500 (R$ 238.000) na versão topo de linha. Nas versões que agora terão sistema híbrido, o valor foi reajustado de R$ 2 mil a R$ 5 mil em comparação com as versões anteriores.
Leia também: Fiat Strada, HB20, Onix: confira os CARROS MAIS vendidos no Brasil até o momento