O modelo chegou ao Brasil em junho e desafia o Toyota Corolla com um consumo impressionante de até 43,3 km/l. Conheça o novo sedã híbrido que promete revolucionar o mercado automotivo brasileiro com tecnologia e eficiência.
Em um mercado dominado por marcas tradicionais, um novo competidor chinês vem chamando a atenção dos consumidores brasileiros.
O BYD King, lançado oficialmente em junho deste ano, promete desbancar o Toyota Corolla com seu consumo econômico e tecnologia de ponta. Mas será que ele cumpre o que promete? Vamos conferir os detalhes desse novo sedã híbrido que já está dando o que falar.
O BYD King e suas versões
O BYD King chegou ao Brasil em duas versões: a GL, com preço inicial de R$ 175.800, e a GS, que pode custar até R$ 187.800.
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O que realmente destaca este modelo no mercado não é apenas o preço competitivo, mas principalmente seu desempenho em termos de consumo de combustível.
Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o híbrido plug-in da BYD apresenta uma autonomia surpreendente.
Consumo recorde: muito além do esperado
O Programa Brasileiro de Etiquetagem de Veículos (PBEV) traz medições que colocam o BYD King em um patamar acima de seus concorrentes.
Em um cenário onde os motores a combustão e elétrico atuam simultaneamente, o King registra 44,2 km/l na cidade e 36,7 km/l na estrada.
Na versão topo de linha GS, esses números são de 43,3 km/l e 32,7 km/l, respectivamente. Esses dados representam uma economia de combustível que supera de longe o Toyota Corolla.
Para efeito de comparação, o Corolla faz 12,8 km/l em ciclo urbano e 11,1 km/l em rodoviário com etanol.
Com gasolina, o desempenho melhora para 18,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na estrada. Ou seja, o BYD King não só é mais econômico como redefine os padrões de eficiência no mercado.
Desempenho do motor a gasolina
Mesmo quando consideramos apenas o motor a gasolina, os números do BYD King impressionam. Na versão de entrada, o sedã chinês é capaz de rodar 16,3 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.
Na configuração mais cara, esses valores sobem para 16,8 km/l e 14,7 km/l. Esses dados aproximam o King de seus concorrentes, mas seu diferencial se mantém no uso híbrido.
Autonomia elétrica
A autonomia em modo elétrico também merece destaque. Na versão GL, o BYD King pode rodar 32 km apenas com eletricidade, enquanto na versão GS essa autonomia chega a 80 km.
Na China, os números são um pouco mais altos: 55 km e 105 km, respectivamente, de acordo com dados divulgados pelo fabricante.
Diferença de desempenho entre as versões
As diferenças de consumo e autonomia entre as versões podem ser explicadas pelas especificações técnicas.
O sedã é equipado com um motor 1.5 a gasolina de ciclo Miller, que desenvolve 110 cv de potência e 13,8 kgfm de torque.
Quando integrado ao conjunto elétrico, a potência combinada é de 209 cv na versão de entrada e 235 cv na topo de linha, equiparada ao modelo Song Plus.
Baterias e potências
Além disso, o BYD King oferece duas opções de baterias Blade, com 8,3 kWh ou 18,3 kWh. As diferentes capacidades de bateria são um dos fatores que explicam as variações no desempenho e autonomia entre as versões GL e GS.
Características e dimensões do BYD King
O BYD King mede 4,78 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,49 m de altura e possui uma distância entre-eixos de 2,72 m.
O porta-malas, com capacidade de 450 litros, é ligeiramente menor que o do Toyota Corolla, que oferece 470 litros. No interior, o King segue o padrão de outros modelos da BYD, com um design moderno e um pacote de equipamentos robusto.
Equipamentos de série
A versão GL vem equipada com baterias de 8,3 kWh, seis airbags, central multimídia de 12,8″ com conexão para Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital de 8,8″, carregador de celular por indução, sistema de som com seis alto-falantes, volante multifuncional, freio de estacionamento eletrônico, câmera 360°, abertura sem chave (NFC), banco do motorista com ajuste elétrico de seis posições, sensor de estacionamento frontal e traseiro, wi-fi integrado e quatro portas USB do tipo A (duas frontais e duas traseiras).
Já a versão GS adiciona baterias de 18,3 kWh, ajuste elétrico do banco do passageiro, sistema de som com oito alto-falantes, faróis dianteiros com luz diurna integrada, luzes ambientes internas e ar-condicionado de duas zonas.
Novo concorrente de peso
O BYD King chega ao Brasil para mudar as regras do jogo no segmento de sedãs híbridos. Com uma combinação impressionante de economia de combustível, desempenho e tecnologia, ele desafia diretamente modelos consagrados como o Toyota Corolla.
E você, estaria disposto a trocar seu carro atual por um híbrido como o BYD King? Deixe sua opinião nos comentários!