A Toyota, o carbono e a trajetória centenária dos motores a combustão: A toyota vê novos horizontes com o uso do hidrogênio!
De acordo com notíciasautomotivas, a toyota, conhecida por sua inovação e qualidade, reafirma seu compromisso com os motores a combustão. Enquanto o mundo automotivo se volta cada vez mais para os veículos elétricos, a montadora japonesa mantém sua convicção de que os motores com pistão ainda têm muito a oferecer.
A Toyota, com sua sólida reputação e inovação constante, é uma das maiores fabricantes de carros do mundo. De acordo com a Forbes Global 2000, em 2022, a Toyota registrou um lucro de US$ 28,15 bilhões e um valor de mercado impressionante de US$ 237,73 bilhões. Essa gigante japonesa lidera o ranking entre as montadoras, destacando-se por sua excelência em vendas, lucros, ativos e valor de mercado.
No entanto, a pressão para adotar carros elétricos está aumentando. Países desenvolvidos e acordos internacionais estão impulsionando essa mudança. Os veículos elétricos oferecem uma promessa de menor impacto ambiental, especialmente quando combinados com energias renováveis. A sustentabilidade é a palavra-chave aqui: não apenas minimizar o impacto ambiental, mas também garantir viabilidade econômica e responsabilidade social.
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O problema não é o motor, é o carbono
Tomoya Takahashi, diretor da Gazoo Racing, explica: “Não é o motor que é ruim, é o carbono que é ruim”. Ele tem razão. O verdadeiro vilão não é o motor em si, mas sim as emissões de CO² resultantes da queima de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel. A Toyota reconhece que o desafio está em reduzir essas emissões e encontrar alternativas mais limpas.
Tecnologia híbrida e o futuro dos motores a combustão
A Toyota não está parada no tempo. Ela investe em tecnologia híbrida para combinar o melhor dos dois mundos. Ao mesclar motores a combustão com sistemas elétricos, é possível reduzir as emissões de carbono. Além disso, a montadora explora o uso de combustíveis neutros em carbono, como e-combustível ou biocombustível. Essas soluções podem manter os motores a combustão em produção, desde que alcancem um equilíbrio ambiental.
O hidrogênio como alternativa para a Toyota
Aqui entra o hidrogênio. A Toyota testa a queima de hidrogênio em seus motores, um processo semelhante ao dos controversos HHO e HH2. Imagine o hidrogênio gasoso sendo usado como o GNV ou GLP. Isso permitiria que os motores a combustão continuassem sua trajetória centenária, agora com uma pegada mais limpa. Porém, há desafios, como as emissões de óxido de nitrogênio e o armazenamento do hidrogênio.
Carros de alto desempenho e a incógnita do hidrogênio
Para os carros de alto desempenho, a Toyota ainda não tem certeza se motores abastecidos com hidrogênio serão adequados para as pistas. A segurança é uma preocupação. Enquanto isso, a montadora também considera o uso de combustíveis sintéticos, uma estratégia já adotada pela Porsche no Brasil. Essas alternativas podem ser a chave para prolongar a vida dos motores a combustão.
Em suma, a Toyota não está pronta para abandonar o motor a combustão. Ela acredita que, com inovação e responsabilidade ambiental, esses motores podem continuar a fazer parte do nosso futuro automotivo. E quem sabe, talvez até ganhem uma nova alcunha: “os veteranos do asfalto”.
O problema não é o motor e nem o carbono, para mudar a forma como se produz automóveis, tem que fazer investimentos nesta nova indústria, e o pessoal que é investidor da empresa vai ganhar menos, então isso é considerado prejuízo. É simples assim, o resto e lorota pra **** dormir.
Essa lorota do hidrogênio também, faz 50 anos que não sai do lugar.
Motor a combustão tem a tecnologia do etanol que ñ polui, é barato e esta a disposição no mundo inteiro. Aperfeiçoar sai mais barato do que motores elétricos. A infraestrutura para este tipo de motor é muito cara e a expansão é muito vagarosa. Mais um negócio da China. Alegria em compra. Tristeza pra vender.