1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota ‘bate o martelo’, defende motores à combustão e disse que não vai parar de produzir: O futuro da propulsão interna e a pressão de um mundo sustentável
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 10 comentários

Toyota ‘bate o martelo’, defende motores à combustão e disse que não vai parar de produzir: O futuro da propulsão interna e a pressão de um mundo sustentável

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 27/05/2024 às 17:01
Atualizado em 28/05/2024 às 09:02
greve toyota- encerramento fábrica toyota- encerramento da fábrica da toyota
Imagem: motor1.com

A Toyota, o carbono e a trajetória centenária dos motores a combustão: A toyota vê novos horizontes com o uso do hidrogênio!

De acordo com notíciasautomotivas, a toyota, conhecida por sua inovação e qualidade, reafirma seu compromisso com os motores a combustão. Enquanto o mundo automotivo se volta cada vez mais para os veículos elétricos, a montadora japonesa mantém sua convicção de que os motores com pistão ainda têm muito a oferecer.

A Toyota, com sua sólida reputação e inovação constante, é uma das maiores fabricantes de carros do mundo. De acordo com a Forbes Global 2000, em 2022, a Toyota registrou um lucro de US$ 28,15 bilhões e um valor de mercado impressionante de US$ 237,73 bilhões. Essa gigante japonesa lidera o ranking entre as montadoras, destacando-se por sua excelência em vendas, lucros, ativos e valor de mercado.

toyota - toyota yaris - yaris hatch xls - yaris 2025
yaris sedan – créditos: carblog

No entanto, a pressão para adotar carros elétricos está aumentando. Países desenvolvidos e acordos internacionais estão impulsionando essa mudança. Os veículos elétricos oferecem uma promessa de menor impacto ambiental, especialmente quando combinados com energias renováveis. A sustentabilidade é a palavra-chave aqui: não apenas minimizar o impacto ambiental, mas também garantir viabilidade econômica e responsabilidade social.

O problema não é o motor, é o carbono

Tomoya Takahashi, diretor da Gazoo Racing, explica: “Não é o motor que é ruim, é o carbono que é ruim”. Ele tem razão. O verdadeiro vilão não é o motor em si, mas sim as emissões de CO² resultantes da queima de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel. A Toyota reconhece que o desafio está em reduzir essas emissões e encontrar alternativas mais limpas.

Toyota, veículos elétricos, motor a combustão
Foto: IA/Representação

Tecnologia híbrida e o futuro dos motores a combustão

A Toyota não está parada no tempo. Ela investe em tecnologia híbrida para combinar o melhor dos dois mundos. Ao mesclar motores a combustão com sistemas elétricos, é possível reduzir as emissões de carbono. Além disso, a montadora explora o uso de combustíveis neutros em carbono, como e-combustível ou biocombustível. Essas soluções podem manter os motores a combustão em produção, desde que alcancem um equilíbrio ambiental.

O hidrogênio como alternativa para a Toyota

Aqui entra o hidrogênio. A Toyota testa a queima de hidrogênio em seus motores, um processo semelhante ao dos controversos HHO e HH2. Imagine o hidrogênio gasoso sendo usado como o GNV ou GLP. Isso permitiria que os motores a combustão continuassem sua trajetória centenária, agora com uma pegada mais limpa. Porém, há desafios, como as emissões de óxido de nitrogênio e o armazenamento do hidrogênio.

Carros de alto desempenho e a incógnita do hidrogênio

Para os carros de alto desempenho, a Toyota ainda não tem certeza se motores abastecidos com hidrogênio serão adequados para as pistas. A segurança é uma preocupação. Enquanto isso, a montadora também considera o uso de combustíveis sintéticos, uma estratégia já adotada pela Porsche no Brasil. Essas alternativas podem ser a chave para prolongar a vida dos motores a combustão.

Em suma, a Toyota não está pronta para abandonar o motor a combustão. Ela acredita que, com inovação e responsabilidade ambiental, esses motores podem continuar a fazer parte do nosso futuro automotivo. E quem sabe, talvez até ganhem uma nova alcunha: “os veteranos do asfalto”.

Inscreva-se
Notificar de
guest
10 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x