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Toyota acelera rumo ao futuro: primeiro carro elétrico com bateria totalmente de estado sólido chega em 2027 — recarga ultrarrápida e autonomia recorde

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 09/10/2025 às 10:42
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Em parceria com a Sumitomo, a Toyota desenvolve baterias totalmente de estado sólido que prometem recarga ultrarrápida, maior autonomia e durabilidade, com previsão de estreia no primeiro carro elétrico da marca já em 2027

A Toyota Motor Corporation anunciou um avanço significativo na corrida pela próxima geração de baterias para veículos elétricos. Em parceria com a Sumitomo Metal Mining Co., a montadora japonesa revelou planos para iniciar a produção em massa de materiais catódicos usados em baterias totalmente de estado sólido, consideradas o “Santo Graal” da indústria automotiva.

O primeiro carro elétrico da marca com essa tecnologia deve chegar ao mercado em 2027, um marco que pode transformar o futuro da mobilidade global.

O salto tecnológico das baterias de estado sólido

As novas baterias desenvolvidas pela Toyota substituem o eletrólito líquido inflamável das baterias de íons de lítio por um sólido mais estável. Essa mudança aumenta a segurança, reduz o risco de superaquecimento e permite armazenar mais energia em um espaço menor.

A empresa destacou que o resultado será um componente “menor, mais potente e com vida útil mais longa”. Isso significa carros com maior autonomia e recarga muito mais rápida.

A promessa é entregar veículos que rodem mais quilômetros com menos tempo de espera nas estações de carregamento.

Segundo o comunicado da Toyota, o objetivo é alcançar “o primeiro uso prático do mundo de baterias totalmente de estado sólido em veículos elétricos”.

A empresa acredita que essa tecnologia pode redefinir o setor, oferecendo desempenho superior e eficiência energética inédita.

O papel da Sumitomo e o fortalecimento da indústria japonesa

A parceria com a Sumitomo Metal Mining Co. começou em 2021 e tem como foco solucionar um dos principais desafios das baterias de estado sólido: a degradação do cátodo após repetidos ciclos de carga e descarga. Utilizando sua tecnologia de síntese de pó patenteada, a Sumitomo desenvolveu um “material catódico altamente durável”.

De acordo com um porta-voz da companhia, a prioridade será atender à Toyota, mas a empresa também planeja responder “com flexibilidade” à demanda global. A produção em larga escala está prevista para começar no ano fiscal de 2028, com base no Japão.

O projeto integra uma estratégia nacional do governo japonês para fortalecer a cadeia interna de suprimentos de baterias e reduzir a dependência de países como China e Coreia do Sul.

Diversas empresas japonesas, incluindo a própria Toyota, estão investindo cerca de US$ 7 bilhões — o equivalente a 1 trilhão de ienes — na produção doméstica de baterias.

A montadora também recebeu certificação do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) para fabricar as novas baterias no país.

Parcerias e novos passos até a comercialização

Além da aliança com a Sumitomo, a Toyota também coopera com a refinaria Idemitsu Kosan, responsável pelo desenvolvimento de sulfeto de lítio — uma matéria-prima essencial nas baterias de estado sólido. A Idemitsu planeja construir uma fábrica capaz de produzir 1.000 toneladas métricas anuais do material, com início da produção em massa previsto para 2027.

Embora o anúncio da Toyota represente um grande salto em direção à comercialização da tecnologia, o caminho ainda envolve desafios.

Questões como o fornecimento de matérias-primas, a complexidade dos processos de fabricação e os altos custos continuam sendo obstáculos.

Mesmo assim, o novo avanço sinaliza que o Japão está decidido a liderar a próxima geração de veículos elétricos. Para a Toyota, alcançar o “primeiro uso prático do mundo” de baterias totalmente de estado sólido pode consolidar sua posição na vanguarda da inovação automotiva global.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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