A Total fez uma descoberta “significativa” de condensado de gás com uma fronteira bem perfurada no prospecto Brulpadda, na África do Sul, que deve abrir um novo mercado offshore.
A Total descobriu no ativo Bruldpadda-1AX, um condensado líquido de gás em reservatórios do Cretáceo Inferior após ser perfurado pelo Deepsea Stavanger semi-submersível no Bloco 11B / 12B na bacia de Outeniqua, a 175 quilômetros da costa sul do país, informou a Total em um comunicado. Ela declarou que o poço também teve sucesso em uma perspectiva mais profunda depois em profundidades finais de 3633 metros pela sonda Odfjell Drilling, tendo atingido seu objetivo principal.
“Com esta descoberta, a Total abriu um novo jogo de gás e petróleo de classe mundial e está bem posicionada para testar várias perspectivas de continuação no mesmo bloco”, declarou o vice-presidente sênior de exploração da Total, Kevin McLachlan.
- Que tal aprender tudo sobre informática sem gastar 1 real por isso? Instituto Federal abre vagas para cursos EAD com certificado e sem necessidade de provas sobre diferentes setores da informática
- Sicredi convoca interessados em vaga home office com remuneração atrativa + 14º e 15º salários, auxílio teletrabalho, plano de saúde e outros variados auxílios
- 700 metros, R$ 375 milhões e um vão de 420 metros: a construção da ponte do XINGU já tem 18% das obras concluídas e revoluciona o Pará com uma MEGA obra
- Descoberta no Brasil de quarta maior jazida de mineral do mundo fará empresa destinar R$ 5 BILHÕES para extrair riqueza escondida e tornar país protagonista global na mineração
A sonda de alto perfil, perfurou em condições meticulosas desafiadoras com altas ondas e correntes em uma profundidade de 1432 metros, abriu a chamada peça Paddavissie.
No final de dezembro, ele a reentrada de uma sonda que estava em atividades por lá em 2014, que teve que ser abandonada devido a desafios ambientais, e visava recursos prospectivos brutos de mais de 500 milhões de barris de petróleo.
Embora se esperasse que a perspectiva fosse de petróleo, qualquer gás descoberto poderia ser fornecido à planta de gás para líquidos Mossel Bay, da PetroSA, que está ficando sem matéria-prima, já que os campos de gás offshore próximos estão se esgotando.
Poderia ser uma descoberta revolucionária para o país, que depende muito do carvão para ajudar a suprir sua demanda de energia e está considerando novas importações de gás.
A operadora francesa e seus parceiros estão planejando agora mais quatro poços de exploração no mesmo bloco, após a aquisição planejada de sísmica 3D no final deste ano.
Brulpadda é um dos cinco prospectos de fãs Aptiano-Albianos com indicadores diretos de hidrocarbonetos, sendo os outros Platanna, Woudboom, Luiperd e Blaasop.
A Total detém uma participação de 45% no bloco de 19.000 quilômetros quadrados, com os parceiros Qatar Petroleum (25%), Canadian Natural Resources (20%) e South African consortium Main Street (10%).
A Total, que está ativa na África do Sul desde 1954, também tem uma participação operacional no bloco South Outeniqua localizado na mesma bacia.
Enquanto isso, a empresa registrou um aumento de 10% no lucro líquido no quarto trimestre, para US $ 3,2 bilhões, em comparação com US $ 2,9 bilhões no ano anterior, enquanto o número do ano subiu 28%, para US $ 13,6 bilhões.
A empresa se beneficiou dos preços médios mais altos do petróleo de US $ 71 por barril no ano passado e de 8% na produção anual de hidrocarbonetos, chegando a um recorde de 2,8 milhões de barris de óleo equivalente por dia, além da continuidade da disciplina financeira, após cortes adicionais de US $ 4,2 bilhões. chefe executivo Patrick Pouyanne.
A Total viu o início de vários projetos importantes no ano passado, incluindo Icthys off Australia, Yamal LNG na Rússia e os sistemas de águas profundas Kaombo North off Angola e Engina off Nigeria.