Os melhores carros dos anos 2000 já foram o sonho de consumo de muita gente, mas será que eles ainda têm a mesma fama? Vamos analisar se os motores e o consumo ainda valem a pena.
Nos anos 2000, uma série de carros dominava as ruas e, principalmente, o imaginário de quem gostava de velocidade, design marcante e tecnologia da época. Os melhores carros dos anos 2000 tinham uma combinação que, para muitos, parecia perfeita. Mas e hoje? Será que esses modelos envelheceram bem? Será que o motor e o consumo continuam atrativos? Vamos mergulhar nessa lista nostálgica e ver como esses veículos icônicos se saem no cenário atual.
Dodge Durango foi um dos primeiros SUVs que chamava atenção
Entre os carros que marcaram os anos 2000, o Dodge Durango foi um dos primeiros SUVs que chamava atenção pela sua imponência e motor potente, mas o consumo de combustível virou seu ponto fraco com o tempo. O motor V8 de 5.2 litros, que era o grande trunfo, hoje parece uma verdadeira âncora financeira para quem pensa em manutenção e gasolina. A questão do consumo elevado, aliada à suspensão que, quando modificada, pode comprometer a dirigibilidade, faz muitos desistirem desse modelo, mesmo pintado de ouro.
Outro ícone da época, a BMW 323i, com motor 2.5 e câmbio manual, ainda é adorada pelos puristas da marca. Mas, por mais que o motor seja robusto, o custo de manutenção e o consumo elevado já não atraem tanto quem busca economia. O preço desse carro, que facilmente ultrapassa os R$ 200 mil, é um grande empecilho para quem quer unir paixão e racionalidade na hora de comprar.
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Para a surpresa dos fãs, Yamaha lança a nova Ténéré 700 2025 com visual renovado e tecnologia de ponta!
- Brasil, o país onde tirar a CNH é um verdadeiro pesadelo! Ficando em 2º lugar no ranking mundial, considerado um país extramente difícil de conseguir tirar a habilitação
- Toyota 4Runner TRD Surf Concept surpreende como picape baseada em SUV: um projeto que traz o verão para o asfalto
Ford Explorer 5.0 V8 é um dos melhores carros dos anos 2000
Já o Ford Explorer 5.0 V8, outro que estava no auge dos SUVs, enfrenta o mesmo dilema: motores potentes, mas consumo altíssimo. Esse modelo era o sonho de quem buscava poder e conforto nos anos 2000, mas hoje, com preços de manutenção lá em cima e a gasolina nas alturas, ele perde bastante o apelo.
Entre os sedãs, o Peugeot 406 Coupé V6, com design assinado pela Pininfarina, ainda chama atenção pelo visual, mas seu motor de 3.0 litros e o complicado câmbio ZF 4HP20 (automaticamente evitado pelos mecânicos) fazem desse carro uma verdadeira bomba-relógio no que diz respeito ao custo-benefício. Se você não está preparado para gastos altos e manutenções frequentes, melhor admirar esse carro de longe.
Toyota Hilux SW4 é quase imbatível
Quando o assunto é durabilidade, a Toyota Hilux SW4 é quase imbatível. Equipado com motor 3.0 turbo diesel, essa caminhonete é praticamente um tanque de guerra, pronta para enfrentar qualquer terreno. Mas, de novo, o consumo não ajuda quem quer economizar na cidade. Mesmo assim, entre os melhores carros dos anos 2000, esse é um dos poucos que ainda é considerado um bom investimento.
Land Rover Defender se destaca
Por outro lado, a Land Rover Defender se destaca pelo seu estilo rústico e sua capacidade off-road, mas seus motores antigos exigem muito em termos de combustível e manutenção. O Defender se tornou um objeto de desejo, mas será que o motor e o consumo ainda justificam o preço exorbitante? Muitos já dizem que não.
Voltando aos esportivos, o BMW Z3 era o sonho de muitos jovens nos anos 2000. Seu motor, potente e ágil, fazia o carro voar pelas estradas. Mas, como sempre, o consumo pesa na balança. Quem quer um carro esportivo precisa estar disposto a gastar, tanto na compra quanto no abastecimento.
Já a icônica Ferrari F360, que até hoje é um símbolo de luxo e performance, enfrenta o mesmo dilema: vale o investimento em um carro com mais de 20 anos de estrada? O motor ainda é uma obra de arte, mas o consumo é altíssimo, e a manutenção? Nem se fala. É o tipo de carro que precisa ser visto mais como um investimento emocional do que racional.
Porsche 911 GT3, mesmo com seu motor 3.6 litros, continua sendo um dos favoritos dos amantes de velocidade
Falando de clássicos, o Porsche 911 GT3, mesmo com seu motor 3.6 litros, continua sendo um dos favoritos dos amantes de velocidade. O consumo também não é dos melhores, mas o prazer de dirigir faz valer a pena para quem pode bancar a gasolina e a manutenção.
Fechando a lista, temos o Jaguar XK8, com motor V8 4.0, que era sinônimo de luxo nos anos 2000. Hoje, o carro ainda impressiona pelo design, mas, como a maioria dos veículos dessa época, o consumo é um problema. Mesmo que o motor seja robusto, quem tem um desses precisa estar preparado para gastar muito, tanto em combustível quanto em reparos.
Melhores carros dos anos 2000 continuam sendo lembrados com carinho por muita gente
Os melhores carros dos anos 2000 continuam sendo lembrados com carinho por muita gente. Eles marcaram uma era de design arrojado e motores potentes, mas, com o tempo, o cenário mudou. Os avanços em economia de combustível e tecnologias mais modernas deixaram esses ícones no passado, pelo menos para quem procura praticidade e economia. A menos que você seja um colecionador ou um apaixonado incondicional por essas máquinas, muitos desses carros acabaram ficando restritos à memória, onde não se precisa pensar em consumo ou manutenções astronômicas.
Deu saudade de algum modelo ou você já não quer nem de graça? Comenta aqui embaixo qual desses clássicos você ainda teria na sua garagem, mesmo com todo o motor e consumo pesados, ou se já passou dessa fase e prefere os carros modernos.