Operadora já conta com 130 usinas parceiras e reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência, mirando na expansão do uso de fontes renováveis.
A TIM Brasil demonstrou um avanço significativo em sua estratégia de sustentabilidade. A empresa encerrou o primeiro trimestre de 2025 com 65% de sua energia consumida vinda de fontes renováveis. Esse resultado é fruto de um projeto que envolve 130 usinas solares, hídricas e de biogás arrendadas em 23 estados e no Distrito Federal.
A expansão do projeto de energia limpa da TIM
O projeto teve início em 2017. Naquela época, contava com cinco usinas em Minas Gerais. Essas plantas abasteciam cerca de 1,2 mil antenas. Hoje, o cenário é muito maior. O total de 130 usinas de fontes renováveis alimenta mais de 20 mil estações da operadora. A produção anual é de aproximadamente 427 Gigawatt-hora (GWh). Esse volume seria suficiente para abastecer uma cidade com 700 mil habitantes.
Os benefícios da energia renovável
Bruno Gentil, VP de recursos corporativos da TIM, destacou a evolução do programa. “Tivemos uma grande evolução, mais que dobrando o número de usinas que tínhamos em 2022”, afirmou. Ele ressalta que a iniciativa reforça o compromisso da empresa com as melhores práticas ambientais e se mostra “sustentável em todos os sentidos”.
-
Energia renovável em Minas Gerais ganha incentivo com nova medida tributária
-
Energias renováveis se tornarão a maior fonte de eletricidade do mundo até 2026
-
Eis o hidrogênio branco: “combustível do futuro” limpo, barato e abundante que especialistas dizem estar pronto para ser explorado
-
China alterou a rotação da Terra com uma de suas obras — e não aprendeu a lição: agora quer uma ainda maior e gera tensão geopolítica
A estratégia também se prova eficiente financeiramente. “Temos uma eficiência importante – estimamos uma economia de R$40 milhões somente em 2024”, acrescentou Gentil. O executivo acredita ser essencial que grandes empresas liderem a transição para fontes renováveis, fomentando a produção de energia limpa no Brasil e gerando um “círculo virtuoso para toda a sociedade”.
Inovação e ampliação do uso de fontes renováveis
Desde 2021, a TIM já opera com 100% de energia de fontes renováveis. Isso é alcançado combinando a geração das usinas arrendadas com a compra de energia no mercado livre e a aquisição de certificados de energia renovável (I-RECs). Para o futuro, a meta é clara. A operadora planeja ampliar o número de plantas parceiras e diminuir a dependência dos certificados. A inovação também é um pilar. A TIM pretende usar mais inteligência artificial para otimizar processos, como a identificação de inconsistências no consumo e custo de energia.
Incentivo ao consumo consciente e de fontes renováveis
A TIM também estende seu compromisso aos colaboradores através do Clube de Energia. O programa oferece economia na conta de luz para funcionários que optam por consumir energia de fontes renováveis. Cerca de 1,5 mil colaboradores já participam. Eles garantem uma redução de até 20% em suas faturas mensais.
O sistema funciona de forma simples. “A energia gerada nas usinas parceiras é repassada às concessionárias, que realizam a compensação dos créditos nas unidades consumidoras dos funcionários inscritos”, explicou Gentil. A empresa planeja expandir o programa internamente e levá-lo também ao consumidor final por meio de parcerias.