1. Início
  2. / Economia
  3. / Brasil prepara a tecnologia mais avançada do mundo para cobrar impostos: Governo ergue sistema 150 vezes maior que o PIX para rastrear cada nota fiscal
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Brasil prepara a tecnologia mais avançada do mundo para cobrar impostos: Governo ergue sistema 150 vezes maior que o PIX para rastrear cada nota fiscal

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 14/09/2025 às 09:50
Receita cria sistema 150 vezes maior que o PIX para rastrear notas fiscais e promete a tecnologia mais avançada do mundo na cobrança de impostos.
Receita cria sistema 150 vezes maior que o PIX para rastrear notas fiscais e promete a tecnologia mais avançada do mundo na cobrança de impostos.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com lançamento previsto para 2026, a nova plataforma da Receita promete extinguir atrasos, fraudes e sonegação com fiscalização automática em tempo real

O governo federal está trabalhando no desenvolvimento de uma plataforma avançada para operacionalizar a cobrança dos novos tributos sobre consumo — a CBS (federal) e o IBS (estadual e municipal) — que substituirão PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS.

O coração do projeto é sua escala: o sistema será 150 vezes maior que o PIX.

Segundo informações do G1, a Receita Federal explica que a dimensão não decorre do número de documentos, mas do volume de informações de cada nota fiscal eletrônica, que carrega dados do produto, do emissor e de créditos tributários.

A estimativa é processar cerca de 70 bilhões de notas por ano, semelhante ao fluxo do PIX em quantidade, porém muito mais pesado em dados.

Por que “150 vezes maior” que o PIX

Segundo o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, o “gigantismo” existe para receber 100% das notas eletrônicas do país.

“O gigantismo é para poder receber esse volume de informações que são 100% das notas eletrônicas. Isso que a gente calcula que é em torno de 70 bilhões de documentos por ano que esse sistema vai receber, que é mais ou menos o volume do PIX”, disse.

Enquanto o PIX traz poucos campos — quem paga, quem recebe e o valor —, cada nota carrega “um monte de outras informações”.

O número anual de documentos é comparável, mas o tamanho de cada um torna o processamento cerca de 150 vezes mais exigente.

Split payment

Um módulo central da plataforma é o “split payment”.

Na prática, quando o pagamento de uma operação é feito por meio eletrônico, a parcela correspondente aos tributos é separada automaticamente e enviada, no ato, às contas da União, dos estados e dos municípios.

A promessa é reduzir drasticamente a sonegação, eliminar atrasos de recolhimento e encerrar o espaço para empresas de fachada — as “noteiras” — que emitem notas falsas ou adulteradas.

Em pagamentos em dinheiro, o “split” não se aplica; mas a lógica do digital tende a ampliar a cobertura.

Piloto em 2026 e início do B2B em 2027

O projeto já está em fase piloto, com quase 500 empresas. Em 2026, o sistema deve operar sem cobrança efetiva — uma alíquota simbólica de 1% será usada para testes, com possibilidade de abatimento em outros tributos.

A partir de 2027, o “split payment” entra em produção para a CBS nas operações entre empresas (B2B), sem abarcar o varejo.

No mesmo 2027, PIS e Cofins serão extintos. A transição do ICMS e do ISS para o IBS ocorrerá entre 2029 e 2032, com redução gradual das alíquotas atuais e elevação progressiva do novo imposto subnacional.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo para Android
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x