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Tecnologia francesa para novo navio transportador de GNL da Purus

Escrito por Carla Teles
Publicado em 17/06/2025 às 16:40
Tecnologia francesa para novo navio transportador de GNL da Purus
Saiba tudo sobre o novo navio transportador de GNL da Purus. A GTT projeta os tanques com tecnologia Mark III Flex, garantindo uma redução de 25% nas emissões de CO 2. Imagem: Purus .

GTT foi selecionada pela HD KSOE para projetar os tanques da embarcação, que será construída pela Hyundai Samho Heavy Industries e focará em sustentabilidade.

A empresa francesa Gaztransport & Technigaz (GTT) projetará os tanques de um novo navio transportador de GNL. A encomenda foi feita pela Purus, uma provedora de serviços marítimos. A construção ficará a cargo da HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering (HD KSOE), por meio de sua subsidiária Hyundai Samho Heavy Industries (HSHI).

GTT e HD KSOE firmam parceria para navio da Purus

A especialista francesa GTT foi contratada pela HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering (HD KSOE). O objetivo é projetar o tanque de um novo navio transportador de gás natural liquefeito (GNL). A embarcação está sendo construída para a Purus, empresa de serviços marítimos para transporte de gás e indústrias eólicas offshore. A entrega está prevista para o quarto trimestre de 2027.

Detalhes técnicos do novo navio transportador de GNL

A construção do navio será realizada pela Hyundai Samho Heavy Industries (HSHI), uma subsidiária da HD KSOE. A GTT será responsável pelo projeto dos tanques criogênicos. A capacidade total de armazenamento será de 180.000 metros cúbicos. Este projeto reafirma a capacidade técnica dos estaleiros sul-coreanos na construção de embarcações complexas.

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Sistema de contenção Mark III Flex

Os tanques do navio serão equipados com uma tecnologia específica. Será utilizado o sistema de contenção de membrana Mark III Flex. Este sistema é uma propriedade da GTT, consolidando a empresa como líder em soluções de contenção para GNL.

Foco em sustentabilidade e eficiência energética com navio transportador de GNL

O novo navio transportador de GNL terá propulsão avançada de combustível duplo. Ele será otimizado para usar gás natural como combustível principal. De acordo com informações divulgadas sobre o pedido, esta configuração proporcionará uma redução significativa de 25% nas emissões de CO2​.

GTT e Hyundai fortalecem laços

Este contrato fortalece a relação entre GTT e o grupo Hyundai. A GTT também colabora com a Hyundai Heavy Industries (HHI), empresa irmã da HSHI. As duas empresas trabalham em dois novos projetos de desenvolvimento conjunto. O objetivo é aprimorar a integração do tanque de membrana nos navios e melhorar tanto a ergonomia a bordo quanto o desempenho operacional das embarcações.

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Carla Teles

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