1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Tecnologia desenvolvida pela empresa de petróleo e gás Ouro Negro promete impulsionar campos maduros offshore
Tempo de leitura 3 min de leitura

Tecnologia desenvolvida pela empresa de petróleo e gás Ouro Negro promete impulsionar campos maduros offshore

Escrito por Kelly
Publicado em 08/09/2020 às 14:41
Tecnologia desenvolvida pela empresa de petróleo e gás Ouro Negro promete impulsionar campos maduros offshore
FPSO Pioneiro do campo de Libra da Petrobras/Imagem: Divulgação

Em parceria com a PUC-Rio e Petrobras, Ouro Negro desenvolveu o MODA (Monitoramento Óptico Direto no Arame) que minimiza custos e parada operacional em plataformas de petróleo e gás offshore

A Ouro Negro é uma empresa de inovação tecnológica orientada ao desenvolvimento de soluções inteligentes para o setor de exploração e produção da indústria de petróleo e gás. Uma das tecnologias fornecidas pela empresa, chamada de MODA – Monitoramento Óptico Direto no Arame – desenvolvida em parceria com a PUC-Rio e Petrobras, foi elaborada para aplicação em campos já maduros do segmento offshore.

Leia também

O MODA minimiza custos de manutenção e parada operacional em unidades de petróleo e gás offshore. É um sistema baseado em sensores à fibra óptica que emite alertas instantâneos no caso de rompimento de arames da armadura de tração dos risers flexíveis.

De acordo com o CEO da Ouro Negro, Eduardo Costa, o MODA Retrofit foi uma solução pioneira com foco em plataformas de petróleo e gás que estavam produzindo há algum tempo, ou seja, os campos considerados maduros, e necessitavam introduzir inovações tecnológicas de monitoramento de seus risers flexíveis.

O uso dessa tecnologia tem contribuído para a resiliência de campos offshore, que será tema de webinar hoje (08/09), às 18h, promovido pela Seção Brasil da SPE (Sociedade dos Engenheiros de Petróleo) e você pode acompanhar na íntegra através do vídeo abaixo.

Uso do MODA no campo offshore de Júpiter, situado na bacia de Santos e operado pela Petrobras

Recentemente, a Petrobras concluiu os testes de formação em uma área de exploração do pré-sal chamada Júpiter, na bacia de Santos, e constatou potencial de “excelente produtividade” do ativo, já que o campo contém petróleo de “alto valor agregado”.

A conclusão desses testes sinaliza a importância das parcerias na geração de soluções tecnológicas disruptivas ou incrementais para otimizar o desenvolvimento de ativos nessa nova fronteira, segundo a Ouro Negro.

Segundo Eduardo Costa, tecnologias como o MODA, qualificada pela Petrobras e utilizada em diversos FPSOs na bacia de Santos, bem como outras inovações devem entrar no mercado nos próximos anos, e vêm sendo desenvolvidas em parcerias com as empresas de petróleo Galp, Repsol Sinopec Brasil e a PUC-Rio.

Sobre a companhia de petróleo e gás Ouro Negro

A Ouro Negro S.A. é fornecedora de soluções inovadoras para a indústria de óleo e gás, com foco na redução de custo, aumento de produtividade e segurança operacional.

Nascida no boom do pré-sal, há 10 anos, a Ouro Negro S.A. desenvolve tecnologias que visam contribuir para a maior confiabilidade nas operações de exploração e produção nessa fronteira e também em campos maduros offshore.

Kelly

Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos