Em parceria com a PUC-Rio e Petrobras, Ouro Negro desenvolveu o MODA (Monitoramento Óptico Direto no Arame) que minimiza custos e parada operacional em plataformas de petróleo e gás offshore
A Ouro Negro é uma empresa de inovação tecnológica orientada ao desenvolvimento de soluções inteligentes para o setor de exploração e produção da indústria de petróleo e gás. Uma das tecnologias fornecidas pela empresa, chamada de MODA – Monitoramento Óptico Direto no Arame – desenvolvida em parceria com a PUC-Rio e Petrobras, foi elaborada para aplicação em campos já maduros do segmento offshore.
Leia também
- Mais de 4 mil vagas em 100 opções de cursos gratuitos e totalmente online são oferecidas pelo Senac
- Eletrobras vai vender parques eólicos no Rio Grande do Sul para a empresa de energia renovável Omega Geração
- Termoelétrica no Paraná controlada pela Copel e Petrobras recebe autorização para realizar importações de gás natural da Bolívia
O MODA minimiza custos de manutenção e parada operacional em unidades de petróleo e gás offshore. É um sistema baseado em sensores à fibra óptica que emite alertas instantâneos no caso de rompimento de arames da armadura de tração dos risers flexíveis.
De acordo com o CEO da Ouro Negro, Eduardo Costa, o MODA Retrofit foi uma solução pioneira com foco em plataformas de petróleo e gás que estavam produzindo há algum tempo, ou seja, os campos considerados maduros, e necessitavam introduzir inovações tecnológicas de monitoramento de seus risers flexíveis.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
O uso dessa tecnologia tem contribuído para a resiliência de campos offshore, que será tema de webinar hoje (08/09), às 18h, promovido pela Seção Brasil da SPE (Sociedade dos Engenheiros de Petróleo) e você pode acompanhar na íntegra através do vídeo abaixo.
Uso do MODA no campo offshore de Júpiter, situado na bacia de Santos e operado pela Petrobras
Recentemente, a Petrobras concluiu os testes de formação em uma área de exploração do pré-sal chamada Júpiter, na bacia de Santos, e constatou potencial de “excelente produtividade” do ativo, já que o campo contém petróleo de “alto valor agregado”.
A conclusão desses testes sinaliza a importância das parcerias na geração de soluções tecnológicas disruptivas ou incrementais para otimizar o desenvolvimento de ativos nessa nova fronteira, segundo a Ouro Negro.
Segundo Eduardo Costa, tecnologias como o MODA, qualificada pela Petrobras e utilizada em diversos FPSOs na bacia de Santos, bem como outras inovações devem entrar no mercado nos próximos anos, e vêm sendo desenvolvidas em parcerias com as empresas de petróleo Galp, Repsol Sinopec Brasil e a PUC-Rio.
Sobre a companhia de petróleo e gás Ouro Negro
A Ouro Negro S.A. é fornecedora de soluções inovadoras para a indústria de óleo e gás, com foco na redução de custo, aumento de produtividade e segurança operacional.
Nascida no boom do pré-sal, há 10 anos, a Ouro Negro S.A. desenvolve tecnologias que visam contribuir para a maior confiabilidade nas operações de exploração e produção nessa fronteira e também em campos maduros offshore.