A CES 2023, maior feira de tecnologia do mundo, aconteceu entre os dias 05 e 08 de janeiro em Las Vegas e reuniu diversos produtos, com foco principal na tecnologia automotiva.
E diversas novidades foram apresentadas aos amantes de tecnologia automotiva, como a empresa Lidar que assumiu o showroom no West Hall, oferecendo a melhor experiência sobre veículos elétricos.
Sobre a tecnologia de veículos autônomos, empresas como Holon, Hyundai Mobis e Zoox são apenas algumas que apresentaram esses tipos de veículos. Na estrutura da CES 2023, o carregamento de veículos elétricos e o armazenamento de energia foram apresentados durante todo o show, desde o lotado Eureka Park até os Halls Norte e Oeste do Centro de Convenções de Las Vegas.
Lançamentos e novidades no setor de tecnologia automotiva
Alguns anúncios sobre carregamento de EV foram feitos na CES 2023, como o plano da Mercedes de lançar uma rede global de carregamento. O cockpit de um carro está evoluindo para uma experiência conectada digitalmente que inclui realidade aumentada e até realidade virtual de empresas como a Holoride.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Já a BMW reinventou seu head-up display, a Chrysler deu sua visão da cabine do futuro, fornecedores como Bosch, Vovia e Harman exibiram tecnologia automotiva, e a General Motors e a Microsoft revelaram um novo videogame chamado Dash Runner, apresentando o tipo de entretenimento os consumidores podem querer interagir enquanto aguardam o carregamento de seu novo EV.
E sobre os veículos elétricos, o público pode acompanhar todas as suas formas. A Stellantis revelou seu carro conceito Peugeot e o conceito de caminhão Ram 1500 Revolution em talvez um dos comunicados de imprensa de maior destaque.
A Volkswagen apresentou o ID 7 com pintura eletroluminescente que acende ao comando. Mas essa não é a parte mais interessante deste próximo veículo (sem contar a pintura mágica).
O Google anunciou a versão HD de sua solução Vehicle Maps, uma camada adicional de dados que é fornecida à direção hidráulica L2+ ou L3 de um veículo por meio do serviço Google Car. A Volvo e a Polestar serão as primeiras montadoras a ter o Google Maps em HD. O Google também está apresentando novos recursos do Android Auto que facilitam a navegação dos motoristas, reproduzem podcasts e músicas e se comunicam enquanto estão na estrada. A nova atualização de design UX apresenta um layout de tela dividida que exibe direções, música e texto ao mesmo tempo.
Tecnologia também no setor de scooter elétricas
A Davinci Motor apresentou sua futura motocicleta elétrica DC100. É uma coisa pesada, mas a empresa diz que pode rivalizar com o desempenho de uma motocicleta com motor de combustão interna de 1.000 cc, com 0-60 em menos de três segundos e uma velocidade máxima de 124 mph.
A Icoma lançou a Tatamel Bike, um protótipo de bicicleta dobrável em estilo clássico japonês que na verdade se dobra em uma caixa que cabe embaixo da sua mesa. O exterior do ciclomotor dobrável pode ser personalizado com madeira, grama falsa ou couro. É um conceito legal, mas ainda pode ser um conceito.
A Verge revelou uma nova superbike elétrica chamada Verge TS, que possui um motor elétrico integrado à roda traseira, que a empresa diz transmitir energia diretamente para a estrada. Também cria mais espaço no meio para a bateria. Está disponível para pré-encomenda agora por $ 26.900, com entregas nos EUA programadas para o final de 2023.