Pena poderia ter sido a máxima, com exclusão de cinco anos sem participar de licitações da administração pública federal, mas suspensão do TCU foi de um ano.
O TCU (Tribunal de Contas da União) declarou a UTC Engenharia inidônea para participar, no período de um ano, de licitações na esfera da administração pública federal, o que envolve concorrências da Petrobras.
A empresa estava tentando sua defesa após ter sido indiciada pelas investigações da operação lava jato que encontrou fraudes nas licitações conduzidas pela Petrobras.
O principal envolvimento da empresa foi nas obras da Rnest, a Refinaria Abreu e Lima em Ipojuca/PE, pertencente a Petrobras. Apesar da empresa ter respondido em ações civis e penais, a suspensão administrativa do TCU levou como base as provas encontradas nos processos.
O ministro Benjamin Zymler, relator do TCU, tomou a decisão após analisar as propostas da empresa na licitação, mas por outro lado, levou em conta a colaboração da empresa com o poder público e o acordo de leniência assinado pela TCU.
-
2 carros ‘inquebráveis’ da Toyota e Honda que o brasileiro ama e continuam valorizados mesmo anos após o uso
-
Moto da Honda faz 45 km/l, tem sistema que desliga sozinha no trânsito e custa menos que muita bicicleta elétrica no Brasil; conheça a Honda Elite 125
-
Neymar mira o Nordeste brasileiro e lidera megaprojeto para criar paraíso de luxo com 28 empreendimentos ao longo de 100 km de praia, com previsão de retorno bilionário
-
Amortizar financiamento com FGTS: saiba regras e limites
Assim, a UTC Engenharia ficou livre da pena máxima, que era de cinco anos sem participar de licitações da administração federal, o que inclui a Petrobras, e foi declarada inidônea por um ano.
A Polícia Federal indiciou três executivos da UTC Engenharia. Os executivos Ricardo Pessoa, Ednaldo Alves da Silva e Walmir Pinheiro Santana são apontados como responsáveis pelos crimes. Todos chegaram a ser detidos pela Operação Lava Jato.
A empresa
UTC Engenharia é uma empresa brasileira de engenharia fundada em 1974. Em 1996, a UTC empregava 890 pessoas e em 2010 7,5 mil pessoas. No mesmo período, o faturamento anual saltou de US$ 80 milhões para US$ 1,5 bilhão.
As principais atividades principais são: Gerenciamento de Empreendimentos; Fornecimento e Coordenação de Engenharia Básica e de Detalhamento de Engenharia; Procurement e Suprimento de Equipamentos e Materiais (Brasil / Exterior); Construção e Montagem; Condicionamento e Comissionamento; Pré-Operação e Operação Assistida; Partida; Manutenção Especializada.
Leia também ! Petrobras concede contrato de 93 dias para GranEnergia, campanhas P-31 e P-50 !
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.