1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Suzano, Greenway e Vipal criam substituto de derivado de petróleo feito a partir de resíduos de árvore
Tempo de leitura 3 min de leitura

Suzano, Greenway e Vipal criam substituto de derivado de petróleo feito a partir de resíduos de árvore

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 29/05/2023 às 11:11
Empresa inova com substituto de derivado de petróleo feito a partir de resíduos de árvore
Foto: Reprodução

Empresa desenvolve substituto de derivado de petróleo através de resíduos de árvores. Produto é feito em parceria entre as  empresas Vipal Borrachas, Greenway e Suzano Papel e Celulose.

Grande parte do cheiro natural dos eucaliptos é gerado pelo componente da madeira chamado de lignina, sendo este uma espécie de cola natural, que contribui com que a árvore se mantenha em pé. Na indústria de celulose, entretanto, a lignina é um resíduo, que agora será um grande substituto derivado do petróleo através de resíduos de árvores.

Entenda como o substituto de derivado de petróleo com resíduos de árvores foi produzido

A lignina se tornará matéria prima em um desenvolvimento que uniu a empresa gaúcha Vipal Borrachas, de Nova Prata, ao grupo Suzano, gigante na produção de papel e celulose, e a Greenway, divisão de negócios sustentáveis da CYA, distribuidora de produtos químicos no Brasil.

A lignina é considerada um aromático natural, entretanto isso não está ligado ao cheiro de eucalipto. Na química, é uma matéria-prima que possui um anel benzênico. Normalmente, aqueles que são utilizados na indústria são derivados de petróleo. Desta forma, o que a Vipal fez com a matéria-prima da Suzano e a tecnologia da Greenway, foi gerar um substituto de derivado de petróleo totalmente sustentável através de resíduos de árvore.

Além de homologar a matéria-prima, a Vipal possui relação com a origem deste projeto visto que em 2017, a empresa fechou uma parceria com a Suzano e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e começou estudos sobre comportamento da lignina como antioxidante, para buscar meios sustentáveis para substituir as fontes fósseis.

Desses estudos, surgiu a solução que agora está sendo utilizada pela empresa. Segundo o gerente de engenharia de produtos e processos da Vipal, Rodemir Conte, a capacidade de prevenir ou retardar processos de oxidação mostrou, durante as análises, que a lignina poderia ser usada como um antioxidante de fonte natural para a borracha.

Empresas se pronunciam sobre parceria

Segundo Conte, por ter participação no desenvolvimento do substituto de derivado de petróleo desde o começo dos estudos, realizados há 6 anos, a empresa pôde acompanhar a evolução do trabalho, o que permitiu uma avaliação segura da função protetiva da lignina em compostos de borracha para a geração de produtos para reforma de pneus.

A Vipal emprega o Greenlig FR na fabricação de camelback, um composto para acabamento interno, e bandas de rodagem em suas fábricas localizadas em Nova Prata e Feira de Santana (BA).

Segundo o cofundador da Greenway, o químico industrial Henrique Brito, além de contribuir com a sustentabilidade dos produtos Vipal, a inovação com resíduos de árvore contribui com a performance do produto final, visto que tem desempenho parecido com antioxidantes importados e de origem petroquímica. Por possuir fabricação nacional e estoque local, a iniciativa também contribui nas operações logísticas.

Já a gerente de novos negócios da Suzano, Ananda Sá Dias, a lignina pertence à família de bioprodutos desenvolvidos pela Suzano e é uma solução inovadora por ser alternativa a insumos de origem fóssil em usos industriais de alta performance, como a da Vipal. Ananda ressalta que o produto pode ser usado como antioxidante natural em outros usos, como em correias transportadoras, mangueiras, solados de borracha e outros artefatos de borracha.

Sobre a Vipal Borrachas

Fundada na década de 70, em Nova Prata, a Vipal Borrachas é uma das empresas com maior capacidade produtiva do mundo no setor de reforma de pneus. A empresa é líder no Brasil e na América Latina, com mais de 250 reformadores autorizados, sendo mais de 200 no Brasil.

A empresa se tornou uma especialista na indústria de borracha, sendo a única com uma linha completa de reforma e reparos para todos os tipos de pneus. Além disso, disponibiliza produtos para a indústria, pneus de moto e câmaras de ar, além de ainda produzir máquinas para reforma de pneus.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos