De modelos premium a chineses tecnolรณgicos, conheรงa os carros que prometiam status e viraram prejuรญzo, com perdas que podem passar dos R$ 70 mil em menos de dois anos.
Vocรช teria coragem de perder mais de R$ 70.000 em menos de dois anos? Pois รฉ exatamente isso que estรก acontecendo com donos de SUVs que, atรฉ pouco tempo atrรกs, eram vistos como รณtimos negรณcios, mas hoje despencam na tabela FIPE. Sรฃo modelos que prometiam tecnologia, conforto e status, mas entregaram um combo de desvalorizaรงรฃo acentuada, manutenรงรฃo cara e dificuldade de revenda.
Analisamos o mercado e listamos os 12 SUVs desvalorizados em 2025 que se tornaram verdadeiras armadilhas financeiras. Antes de fechar negรณcio, confira se o seu carro dos sonhos nรฃo estรก nesta lista.
1. BYD Song Plus (2023)
O Song Plus chegou como uma revoluรงรฃo hรญbrida, mas o mercado de usados ainda nรฃo abraรงou a ideia. A desvalorizaรงรฃo pode superar os R$ 74.000 em pouco mais de um ano. A desconfianรงa com a durabilidade da bateria, o custo de reposiรงรฃo e a infraestrutura de recarga ainda limitada no Brasil fazem seu valor de revenda derreter.
-
Hyundai HB20, um carro usado com manutenรงรฃo barata, econรดmico e mecรขnica confiรกvel; modelo ideal para quem nรฃo quer ter dor de cabeรงa
-
3 modelos econรดmicos da Yamaha unem design moderno, tecnologia digital e potรชncia competitiva em faixas de preรงo de R$ 17 a R$ 34 mil
-
Fim de uma era: motos queridinhas da Yamaha, Factor 125 e Fazer 150, saem de linha e deixam fรฃs รณrfรฃos em 2025
-
Carro de R$ 40 mil da Toyota desafia concorrentes em 2025 com consumo de 12 km/l e manutenรงรฃo mais barata, o Etios tambรฉm oferece baixo custo de manutenรงรฃo
2. BMW X2 (2022)
Nem toda marca premium estรก imune. O X2, com sua proposta de “SUV cupรช”, nรฃo agradou a todos. O espaรงo interno apertado e o custo de manutenรงรฃo elevado para um carro de sua categoria fizeram com que ele perdesse quase R$ 90.000 em valor de mercado em apenas dois anos.
3. Mitsubishi Outlander (2022)
Vendido no Brasil com um projeto jรก antigo em relaรงรฃo ao mercado global, o Outlander 2022 sofreu uma das quedas mais bruscas. A desvalorizaรงรฃo passa dos R$ 79.000. O motor 2.0 aspirado, considerado fraco para o porte do carro, e o design datado o tornaram uma opรงรฃo pouco atraente no mercado de seminovos.
4. Jeep Compass Trailhawk Diesel (2023)
O queridinho dos SUVs mรฉdios tambรฉm tem sua ovelha negra. A versรฃo Trailhawk, com motor a diesel, perdeu mais de R$ 72.000 em menos de dois anos. O alto custo de manutenรงรฃo do motor diesel e o fato de que a maioria dos donos nunca usa sua capacidade off-road fizeram o mercado preferir as versรตes flex, mais baratas e racionais.
5. Fiat Toro Ranch Diesel (2024)
Assim como o Compass, a versรฃo mais cara da Toro sofre com a desvalorizaรงรฃo. A perda de valor se aproxima dos R$ 35.000 em menos de um ano. Com um preรงo muito prรณximo ao de picapes mรฉdias de verdade, como Hilux e S10, a Toro Ranch fica em um limbo, sendo cara demais para sua proposta.
6. Mitsubishi Eclipse Cross (2023)
Com um nome de peso, o Eclipse Cross prometia esportividade, mas o conjunto mecรขnico com motor 1.5 turbo e cรขmbio CVT nรฃo empolgou. O resultado รฉ uma desvalorizaรงรฃo que ultrapassa os R$ 56.000, tornando-o um dos piores investimentos do segmento.
7. Hyundai Tucson (2022)
Outro caso de projeto antigo vendido como novo. O Tucson vendido no Brasil em 2022 jรก estava uma geraรงรฃo atrรกs do modelo global. O mercado percebeu, e a desvalorizaรงรฃo chegou a mais de R$ 45.000 em menos de dois anos.
8. Peugeot 2008 Allure Pack (2023)
Equipado com o antigo motor 1.6 aspirado em um mercado dominado pelos turbos, o 2008 Allure Pack se tornou um mico. A perda de valor jรก passa dos R$ 40.000 em apenas um ano, uma das maiores do segmento de compactos.
9. JAC T50 Plus (2022)
Apesar de bem equipado, a desconfianรงa com a marca JAC e a instabilidade de sua rede de concessionรกrias no Brasil pesam na revenda. O T50 Plus perdeu mais de R$ 39.000 em dois anos, mostrando que ter muitos itens de sรฉrie nรฃo garante valorizaรงรฃo.
10. Citroรซn C4 Cactus Shine (2021)
O design ousado nรฃo foi suficiente para segurar seu valor. Problemas crรดnicos no cรขmbio automรกtico da versรฃo 1.6 THP e um acabamento interno simples fizeram o C4 Cactus perder mais de R$ 23.000 em pouco mais de dois anos.
11. Kia Stonic (2023)
Vendido como SUV, mas com alma de hatch, o Stonic confundiu o consumidor. O sistema hรญbrido leve, que nรฃo permite rodar no modo elรฉtrico, frustrou quem esperava mais economia. A desvalorizaรงรฃo jรก chega a quase R$ 15.000 em menos de um ano.
12. Citroรซn C3 Aircross (2024)
Lanรงado com a promessa de ser um SUV acessรญvel de sete lugares, o C3 Aircross sofre com um acabamento muito simples e um motor 1.6 aspirado pouco competitivo. A desvalorizaรงรฃo jรก passa dos 8% em poucos meses, um sinal de que o mercado nรฃo comprou a ideia.
E vocรช, tem ou jรก teve algum desses carros? Concorda com a lista? Deixe seu comentรกrio e conte sua experiรชncia!