O VW Taos 2026 já começou a desembarcar no Brasil. SUV médio da Volkswagen traz design inspirado no Tiguan e estreia após o novo Jetta GLI.
O VW Taos 2026, SUV médio da Volkswagen, já começou a desembarcar no Brasil e deve chegar oficialmente às concessionárias até novembro. O modelo, que agora é produzido no México, foi flagrado no país ao lado do novo Jetta GLI, previsto para estrear em outubro.
A estratégia da montadora busca reforçar sua linha de utilitários, aproveitando o design atualizado e a aproximação visual com o Tiguan.
Produção mexicana substitui fabricação argentina
A mudança de fábrica é significativa. Até então, o Taos vendido no Brasil vinha da planta argentina de Pacheco, mas, por questões de custos de produção e baixa rentabilidade, a Volkswagen decidiu encerrar essa rota.
-
Toyota pode parar no Brasil? Marca corre para importar motores e salvar produção
-
Polo a R$ 87 mil, com consumo de até 15,7 km/l, e Virtus com porta-malas de 521 litros: dois Volkswagen por R$ 100 mil
-
8 carros de luxo usados com até 252 cv por menos de R$ 150 mil — Mini Cooper, BMW, Audi, Volvo e Mercedes em destaque
-
GWM Tank 300 híbrido flex confirmado para 2026 com motor 2.0 turbo, 394 cv, 76,4 kgfm de torque, câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4 sob demanda
Com isso, todos os mercados que recebiam o SUV médio da Argentina — como Brasil e Uruguai — passarão a contar com unidades fabricadas no México.
Segundo o portal Motor1.com Argentina, a decisão está relacionada à chamada crise dos “carros redundantes”, quando produtos acabam perdendo competitividade devido ao alto custo local.
Visual alinhado ao Tiguan
O VW Taos 2026 adota a mesma linguagem de design já vista no mercado mexicano. Na dianteira, os faróis ganharam novo formato e arranjo interno de luzes, acompanhados por um filete iluminado reposicionado na parte superior da grade.
O para-choque, por sua vez, traz entradas de ar maiores e detalhes em cores contrastantes, reforçando a proposta de modernização.
Na traseira, o SUV exibe lanternas interligadas por LEDs, além de retoques sutis no para-choque. As rodas de liga leve também foram redesenhadas, variando conforme a versão.
A paleta de cores incluirá opções inéditas, entre elas um verde vibrante que já fez sucesso nos Estados Unidos.
Mecânica sem mudanças por enquanto
Embora o visual esteja renovado, a parte mecânica do VW Taos 2026 permanece a mesma. O emblema “250 TSI” confirma a manutenção do motor 1.4 turbo flex, capaz de entregar até 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com etanol.
O SUV mantém ainda o câmbio automático de oito marchas (AQ300), que substituiu o antigo de seis marchas na linha anterior.
Essa combinação garante bom equilíbrio entre desempenho e eficiência, mas ainda sem a presença de eletrificação.
Vale lembrar que a Volkswagen já sinalizou planos de adotar motores híbridos em sua linha, inspirados no que foi apresentado no novo T-Roc europeu. No entanto, essa atualização ainda deve demorar a chegar ao Brasil.
Estratégia de lançamento após o Jetta GLI
O cronograma da Volkswagen para o mercado brasileiro foi cuidadosamente planejado. Em outubro, será a vez do sedã esportivo Jetta GLI estrear no país.
Já o VW Taos 2026 deve chegar às lojas logo em seguida, mas somente depois que os estoques da versão atual (linha 2025) forem totalmente vendidos.
Durante a apresentação do novo Tiguan, concessionários já adiantaram que o Taos renovado não deve demorar.
A expectativa é que a estreia aconteça até novembro, garantindo que os dois modelos — Jetta e Taos — tenham seus próprios holofotes no calendário de lançamentos da marca.
Expectativas do mercado
A chegada do VW Taos 2026 ao Brasil acontece em um momento estratégico para a Volkswagen, que busca manter relevância no segmento de SUVs médios, altamente competitivo.
Com concorrentes fortes como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, a reestilização pode ajudar o modelo a conquistar mais espaço no gosto dos consumidores brasileiros.
Ao adotar elementos visuais inspirados no Tiguan, a marca aposta em uma identidade mais sofisticada e próxima de seus modelos globais.
A combinação entre design atualizado, confiabilidade mecânica e a tradição da Volkswagen deve reforçar o posicionamento do Taos na faixa de utilitários médios.