Novo SUV da Nissan alcança média de 15 km/l na estrada e rivaliza com modelos maiores
O novo Nissan Kicks Platinum surpreendeu em um ponto que costuma ser decisivo para muitos consumidores: o consumo de combustível.
Durante testes realizados pela CNN Brasil, o SUV compacto alcançou uma média de 15 km/l na estrada, mesmo rodando com gasolina.
Esse resultado coloca o modelo em um patamar próximo ao do Creta Ultimate, SUV de porte maior e que também já havia sido avaliado pela emissora.
-
O motor ‘Fiasa’ da Fiat, produzido por 37 anos no Brasil, equipou dezenas de modelos nacionais com versões a gasolina, álcool e injeção eletrônica
-
Correia de carro na moto: Inovação de oficina pode decretar o fim da corrente e desafiar a indústria de peças?
-
Aventura sem gastar uma fortuna: cinco carros 4×4 usados prontos pra encarar trilhas pesadas a partir de R$ 65 mil
-
Tesla lança Model Y Standard, versão “pelada” para concorrer com as marcas chinesas. Veja o que foi retirado e o que foi mantido
A marca mostra que, apesar do preço elevado, a eficiência pode ser um dos grandes atrativos da nova geração.
Motor turbo compacto mostra eficiência
O segredo do bom desempenho está no conjunto mecânico renovado.
O Kicks agora traz um motor 1.0 turbo de três cilindros, produzido pela Horse, o mesmo que equipa o Renault Kardian.
São 125 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, combinados a uma transmissão automatizada de dupla embreagem (DCT) banhada a óleo.
Essa configuração garante respostas rápidas e ao mesmo tempo evita esforços excessivos do motor em rotações altas, o que contribui para o baixo consumo.
Desempenho também agrada na cidade
Embora o foco do destaque esteja no uso rodoviário, os testes urbanos também mostraram números positivos.
Segundo a CNN Brasil, em um trajeto de 120 quilômetros com trânsito intenso, a média foi de 9,1 km/l na cidade, usando gasolina.
A presença do sistema Start-Stop, que desliga o motor em paradas, ajuda a conter o gasto em trechos congestionados.
Em condições mais livres, a tendência é que o consumo urbano melhore ainda mais.
Economia vira trunfo no segmento premium
Na prática, o consumo eficiente pode ser um dos diferenciais do Kicks Platinum em um nicho que já ultrapassa a casa dos R$ 200 mil.
Com médias que rivalizam com as de SUVs maiores e mais caros, o modelo mostra que não é preciso abrir mão da economia para ter tecnologia e conforto.
O conjunto que combina bom rendimento, desempenho equilibrado e consumo contido reforça o apelo da versão topo de linha da Nissan, que tenta conquistar espaço entre os SUVs compactos premium do Brasil.