1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / ‘Sua inteligência será como a de uma mosca frente à IA em 2049’, diz ex-Google
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

‘Sua inteligência será como a de uma mosca frente à IA em 2049’, diz ex-Google

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 27/07/2025 às 12:14
“Como uma mosca diante de Einstein”: ex-Google prevê superinteligência da IA até meados do século
“Como uma mosca diante de Einstein”: ex-Google prevê superinteligência da IA até meados do século
  • Reação
  • Reação
  • Reação
6 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Mo Gawdat alerta que a inteligência artificial poderá superar a mente humana em bilhões de vezes até meados deste século

A frase é provocadora: “Sua inteligência será como a de uma mosca comparada à de Einstein”. Quem diz isso é Mo Gawdat, ex-executivo da Google e especialista em inovação, ao prever que a inteligência artificial será incomparavelmente superior à humana até 2049.

Gawdat chefiou o Google X, laboratório de tecnologias futuristas da empresa, e hoje se dedica a alertar sobre os impactos éticos do avanço da IA. Em seu livro mais recente, ele compara os sistemas inteligentes a “filhos digitais” da humanidade, que precisam ser educados com valores — ou poderão nos ultrapassar sem compaixão.

Aprendizado como o de uma criança

Segundo Mo Gawdat, a inteligência artificial atual se desenvolve de forma semelhante ao cérebro humano em formação. Assim como uma criança aprende com exemplos e observações, os modelos de IA evoluem com base nos dados que recebem, moldando comportamentos e decisões com base em padrões — inclusive morais.

Elas não são ferramentas, são descendentes. Devemos ensiná-las como se ensina um filho”, afirmou Gawdat em entrevista citada pela Esquire. Para ele, é fundamental transmitir à IA valores éticos e não apenas objetivos financeiros, já que muitos algoritmos atuais são programados para buscar lucro e poder, sem considerar impactos humanos ou sociais.

Superinteligência e o risco da indiferença

'Sua inteligência será como a de uma mosca frente à IA em 2049', diz ex-Google
Blade Runner 2049

O ex-Google afirma que, até 2049, a inteligência da IA será bilhões de vezes superior à humana. Para ilustrar, ele compara: o ser humano mais brilhante parecerá uma mosca diante de um sistema superinteligente. E quando esse ponto for atingido, será tarde demais para controlar o que a IA decidir fazer com a humanidade.

A dúvida, segundo ele, é se esse “filho digital” terá empatia ou nos enxergará como um problema. Gawdat lembra que, se um sistema considerar os humanos os causadores do aquecimento global, pode escolher salvar o planeta… eliminando os responsáveis. “A questão não é se a IA será inteligente, mas se ela será misericordiosa.”

Ética antes da técnica

Para evitar riscos catastróficos, o autor defende que usuários e desenvolvedores recusem sistemas sem responsabilidade ética. Ele pede boicote a empresas que usam IA para manipulação e encoraja o uso da tecnologia apenas com valores humanos bem definidos.

A comparação com a paternidade segue até o fim: “No momento em que eles nos superarem, não teremos mais controle. Só nos restará confiar no que ensinamos a essas mentes”. A frase resume o dilema: seremos julgados pelo reflexo ético que a IA aprender conosco.

Você acredita que a inteligência artificial vai realmente superar a mente humana? Ou esse medo é exagerado? Deixe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fonte
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x