O caça SU-57 apresenta 6 avanços do novo motor furtivo do caça russo, incluindo vetorização de empuxo e design aprimorado, que prometem revolução nos céus
ela primeira vez, o caça russo SU-57 foi equipado com um novo motor furtivo do caça russo. O destaque fica por conta de um novo tipo de bico de motor com vetorização de empuxo, cujo design angulado e achatado visa aprimorar as características furtivas do SU-57. Esse avanço tecnológico será integrado ao motor AL-51 F1 na versão melhorada, o SU-57M.
Até agora, o SU-57 utilizava o motor AL-41 F1, o mesmo presente no caça SU-35. No entanto, essa configuração não é ideal para aeronaves furtivas.
Motores para caças desse tipo geralmente possuem extremidades serrilhadas para reduzir o reflexo do radar e criar um turbilhonamento que mistura os gases quentes com o ar frio ao redor. Isso diminui a assinatura térmica do avião, dificultando sua detecção por sistemas passivos como o IRST.
-
Mark Zuckerberg vai pagar US$ 1 milhão a quem conseguir hackear o WhatsApp — desafio global já tem data marcada
-
Nova aeronave sem cauda da China desperta especulações sobre tecnologia militar
-
Top 10 Smart TVs de 2025 com Mini LED, som 3D e assistente de voz: veja quais modelos criam uma verdadeira sala de cinema no seu lar
-
Mais de 500 órgãos federais podem começar a usar ‘WhatsApp estatal’ da Abin com criptografia própria
A grande inovação do novo motor furtivo do caça russo AL-51 F1 em comparação ao AL-41 é a capacidade de vetorização de empuxo bidimensional, focada no controle de inclinação.
Diferente do AL-41, que permite a vetorização tridimensional (controle de inclinação, guinada e rotação), o AL-51 F1 melhora significativamente a manobrabilidade do SU-57, permitindo curvas mais fechadas e operações em baixas velocidades, como no ângulo de ataque.
Esse tipo de bico de motor furtivo achatado já é utilizado no caça norte-americano F-22 Raptor, tornando as comparações inevitáveis. No entanto, o futuro do SU-57M ainda é incerto. Não se sabe se esse novo motor furtivo do caça russo será realmente integrado à versão aprimorada do SU-57 ou quando isso ocorrerá.
O avanço dependerá muito das futuras encomendas do SU-57, que podem impulsionar o desenvolvimento do SU-57M e levar à produção em escala do motor AL-51 F1, atualmente apenas um protótipo.
O CAÇA RUSSO É SUPERIOR AO RAPTOU F 22 ELE TEM MAIS RECURSOS E A TECNOLOGIA RUSSA É A MELHOR DO MUNDO.
Ucrânia negociar a paz melhor para o seu povo, Ucrânia já está com dívida maior que o seu PIB em empréstimos do FMI e compra de armas.
Acho que pode ter um mal entendido no texto… Quem deve ter vetorização tridimensional é o novo AL-51 e não o anterior AL-41… Por favor corrijam e expliquem se eu entendi errado…