1. Início
  2. /
  3. / Statoil insaciável licencia mais 5 poços de petróleo
Tempo de leitura 2 min de leitura

Statoil insaciável licencia mais 5 poços de petróleo

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 09/04/2018 às 10:58

Sem categoria

Seguindo os passos da Shell no sentido de aumentar sua carteira de serviços no Brasil, a Statoil não perdoa e aumenta sua presença no mercado de óleo e gás brasileiro.

Statoil sem qualquer sobra de dúvidas será umas das grandes empresas atuantes no segmento de óleo e gás brasileiro. Suas aquisições e participações nos leilões do petróleo não deixam qualquer sobre de dúvidas neste sentido. Ela vem pegando ativos e poços em diversas de nossas bacias sedimentares, juntamente com a Shell e Exxon Mobil. Apesar do nome “Statoil” ser forte no mercado, ela acabou mudando para “Equinor”, em razão de sua ampliação de novas áreas de atuação da empresa.

Na semana passada, a Statoil iniciou a o licenciamento ambiental de 5 poços na região do pré-sal no Norte de Carcará, em concessão de partilhe do 2° leilões do pré-sal em 2017 e a base das operações logísticas da empresa será em Niterói – RJ, na base de Brasco. Para vocês terem uma ideia, se quer a empresa esperou a realização das sondagens sísmicas da área para que tenha certeza do potencial geológico, esta foi a estratégia adotada pela Shell, caso contrário, “o governo poderia crescer o olho” e aumentar taxas ou tributos destes ativos caso as sísmicas revelassem um potencial maior do que ofertados nos leilões.

A Statoil está realizando perfurações neste momento no bloco exploratório BM-S-8 neste momento no Carcará com operações previsas por 4 anos. A Seadrill assinou coma empresa e utilizará a sonda West Saturn para perfurar em alguns destes ativos para testes, se tudo for bem sucedido, ela vai utilizar esta unidade offshsore para mais 6 poços ao logo destes anos de contrato. Há um seguidores nossos trabalhando nesta sonda, confira alguns deles nesta matéria de recrutamento da Seadrill.

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos