Pense em 2020, quando a Sony nos surpreendeu com o Vision-S, um conceito de carro elétrico. Depois de alguns anos tranquilos na variante SUV, a Sony anunciou uma parceria com a Honda, chamada Sony e Honda Mobility, que construirá o carro (ostensivamente elétrico) nos EUA. Na CES 2023, a Sony exibiu um protótipo e anunciou uma nova marca para toda a mídia: AFEELA.
Embora o nome final não seja AFEELA, estamos entusiasmados com o carro da Sony e Honda ainda sem nome – e não apenas pelos planos de produção (pré-encomendas em 2025, primeiras entregas na América do Norte na primavera de 2026). Considerando o poder da parceria combinada da Sony e da Honda, este pode ser o primeiro carro real da indústria de tecnologia.
Características do novo carro elétrico entre Sony e Honda
Infelizmente, muitos detalhes não estavam disponíveis desta parceria entre Sony e Honda, como potência, autonomia, número de motores, etc. Sabemos que é um sedan de cinco passageiros que é quase tão longo quanto o SUV MDX da Acura, mas com uma linha de teto mais baixa de quase 10 polegadas e que terá tração nas quatro rodas.
Dado o tempo e a parceria da Honda com a GM, achamos que ela pode tirar proveito do equipamento de corrida da montadora e das baterias Ultium. Nós nos perguntamos se ele poderia compartilhar blocos com o próximo SUV elétrico Prologue da Honda, embora o conceito AFEELA tenha uma distância entre eixos quase 4 polegadas mais curta.
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Em termos de estilo, o protótipo AFEELA se parece muito com o Sony Vision anterior, com seus vincos e linhas de caráter removidos, como se alguém conectasse uma mangueira de ar ao sedã Vision-S01 e desse a ele um ’91 Chevrolet Caprice handles. Os faróis pixelados nos lembram as unidades de vidro embutidas no Hyundai Ioniq 5, e o design geral é vagamente Citroën, mas não podemos dizer exatamente o que é francês.
O recurso externo de destaque é a barra de mídia, uma tela de vídeo entre os faróis que, segundo a Sony, irá interagir com os transeuntes: além do status de carregamento, a Sony também mostra a barra de mídia, o clima local e os anúncios Sony Movie Picture. Vale a pena notar que a tela é o único lugar onde o nome AFEELA aparece além do volante, então talvez ainda haja tempo para isso mudar.
Na parte traseira, o conceito AFEELA assume a forma de um Kammback com lanternas traseiras de largura total no estilo Porsche encimadas por um teto solar panorâmico. Podemos ver o que parecem ser pinças de freio vermelhas através das bocas estreitas das rodas AFEELA… desculpe, rodas. Por dentro, a AFEELA optou por um visual minimalista, mas não a ponto de um Tesla Model 3.
Em vez disso, as telas no painel se estendem de pilar a pilar em um arranjo que lembra muito a aparência de um Honda EV hatchback, incluindo visualizações de câmera voltadas para o lado nas bordas externas. O volante é um jugo; esperemos que seja apoiado por algo como o sistema de proporção variável drive-by-wire da Lexus, em vez da implementação frouxa da Tesla.
A Sony-Honda Mobility tem o otimismo ilimitado de uma empresa de tecnologia com uma parceria e portfólio de produtos que podem tornar esses sonhos realidade.