Atlantic Zonda inicia perfuração offshore no Brasil sob contrato com a Petrobras, marcando novo capítulo na exploração de águas ultraprofundas com tecnologia e operação da Ventura Offshore
A sonda Atlantic Zonda iniciou oficialmente sua primeira campanha de perfuração offshore em águas brasileiras. A embarcação chegou ao país após passar por uma série de aprimoramentos no estaleiro Seatrium, em Singapura. Agora, operada pela Ventura Offshore e de propriedade da Eldorado Drilling, a sonda começa suas atividades no litoral nacional.
Contrato com a Petrobras
A operação acontece em um contrato firmado com a Petrobras. O acordo inicial tem duração de três anos, com possibilidade de prorrogação por mais três.
Durante esse período, a Ventura Offshore será responsável pelas operações e receberá taxas de gerenciamento e receitas reembolsáveis, conforme previsto no contrato.
-
Brasil e Argentina avançam em acordo histórico para importação de gás natural de Vaca Muerta e integração energética no Cone Sul
-
Recessão global na área de petróleo e gás é intensa! Cortes de empregos se intensificam e abalam a indústria com perspectivas pessimistas para 2025
-
ANP intensifica fiscalização e interdita base de combustíveis envolvida em esquema de “barriga de aluguel” no Mato Grosso do Sul
-
China aposta pesado: US$ 6,7 bilhões para transformar carvão em petróleo e gás, reduzir importações e dobrar capacidade energética com projetos gigantes até 2030
Capacidades técnicas da Atlantic Zonda
Com design Samsung 96K, a Atlantic Zonda possui capacidade de perfuração em lâminas d’água de até 12 mil pés, equivalendo a cerca de 3.658 metros.
Está equipada com seis propulsores de 4.500 kW cada, hook load de 1.250 toneladas e carga de convés variável de 22 mil toneladas. Outro destaque é o sistema de perfuração com pressão gerenciada (MPD), tecnologia que oferece mais segurança e controle nas operações.
Reconhecimento dos líderes do projeto
O CEO da Ventura Offshore, Guilherme Coelho, celebrou o início das atividades. “Parabenizamos de coração toda a equipe da Ventura Offshore por alcançar esse marco tão importante. A dedicação e o esforço de todos foram fundamentais para tornar esse projeto realidade”, afirmou. Ele também agradeceu à Eldorado Drilling pela parceria ao longo do processo.
Expectativas
Svend Anton Maier, CEO da Eldorado Drilling, também destacou o momento. “Estamos entusiasmados em iniciar esse contrato, viabilizado graças ao nosso forte relacionamento com a Ventura e ao trabalho árduo, dedicação e comprometimento de toda a equipe do projeto Zonda.”
A operação da Atlantic Zonda representa um novo passo na exploração de águas ultraprofundas no Brasil, com foco em segurança e eficiência.
Com informações de Petronotícias.