Elizabeth Bagley, embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, alertou sobre a preocupação do país com a chegada dos navios de guerra iranianos. A Marinha do Brasil concedeu autorização à Marinha do Irã após sinal verde do Governo Lula.
A relação entre o Governo Lula e os Estados Unidos está em uma verdadeira saia justa nesta segunda-feira (27/02). O motivo principal é a chegada dos navios de guerra iranianos à costa brasileira, após a concessão da autorização de atracamento da Marinha do Brasil. A presença da Marinha do Irã no território nacional preocupa as autoridades norte-americanas quanto ao tipo de carga que eles estão carregando, bem como a aproximação do país na América Latina.
Chegada dos navios de guerra ao Brasil cria alerta nos Estados Unidos sobre a presença do país na América Latina
A autorização do Governo Lula, por meio da Marinha do Brasil, para a chegada dos navios de guerra iranianos ao Brasil causou uma verdadeira saia justa entre o governo brasileiro e os Estados Unidos.
A Marinha é o órgão responsável pelas solicitações de atracamento de navios estrangeiros em território brasileiro. Assim, após fiscalizações e um sinal verde do atual governante do país, ela concedeu a autorização necessária para as embarcações da Marinha do Irã atracarem na costa nacional.
- Conheça o maior, mais perigoso e mais profundo oceano do mundo: cobre quase um terço da superfície da Terra, tem ventos 110 km/h e sua profundidade ultrapassa 11 mil metros
- Construção naval ganha força com a volta das obras no Estaleiro Enseada: 80 novas barcaças, 1,2 mil empregos e um investimento bilionário!
- Transatlântico SS United States será afundado para se tornar o maior recife artificial do mundo
- Nova York despeja mais de 2.500 vagões de metrô no oceano e o resultado surpreende!
No entanto, a decisão criou uma preocupação iminente nas autoridades dos Estados Unidos presentes em solo nacional, como Elizabeth Bagley, a embaixadora norte-americana.
Ela citou o terrorismo e o comércio de produtos ilícitos como os principais pontos que preocupam o país quanto à chegada dos navios de guerra ao Brasil.
Segundo ela, esses navios já tiveram sanções da Organização das Nações Unidas, após facilitarem o comércio ilegal no passado. Bagley reforçou que os Estados Unidos compreendem a magnitude do Brasil e não acredita que a Marinha do Irã deveria estar no país.
Mesmo com recomendações dos representantes dos Estados Unidos, Marinha do Brasil aprovou a chegada dos navios de guerra da Marinha do Irã ao Brasil
A deputada norte-americana Maia Salazar também comentou sobre a situação e alertou sobre os perigos do estreitamento dos laços do Irã na América Latina com a autorização do Governo Lula, por meio da Marinha do Brasil.
“O Irã tem fortalecido agressivamente seus laços com o Hemisfério Ocidental por meio de regimes socialistas de mentalidade semelhante na Venezuela, Nicarágua e Cuba. Eles também estão procurando oportunidades em outros lugares e não é por acaso que navios iranianos estão atracando no Brasil apenas um mês depois que um socialista retomou o poder no país”, comentou a representante.
Embora essas recomendações e alertas dos representantes dos Estados Unidos no Brasil tenham sido feitas, o Governo Lula ainda deu sinal verde para a chegada dos navios de guerra ao país.
A Marinha do Brasil realizou a operação como de costume, solicitando observar as normas sanitárias e epidemiológicas vigentes.
Dessa forma, os representantes da Marinha do Irã presentes no Brasil passarão a próxima semana no Rio de Janeiro.
Nas últimas semanas, os navios de guerra do país também estiveram em território nacional, ao mesmo tempo em que uma aeronave dos Estados Unidos sobrevoou o país.
A movimentação gerou rumores sobre a vontade do país norte-americano de verificar possíveis armamentos e itens nucleares carregados pelos navios iranianos.
Com ou sem saia justa com os Estados Unidos, os navios de guerra da Marinha do Irã continuam no país após autorização do Governo Lula e da Marinha do Brasil.