1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Sob o comando de Prates, diretoria da Petrobras propõe novos pontos para o Plano Estratégico da companhia, focados na expansão da capacidade de refino e nas energias renováveis
Tempo de leitura 3 min de leitura

Sob o comando de Prates, diretoria da Petrobras propõe novos pontos para o Plano Estratégico da companhia, focados na expansão da capacidade de refino e nas energias renováveis

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 04/04/2023 às 16:10
O atual presidente da Petrobras, Prates, planeja focar nas energias renováveis e na ampliação da capacidade de refino ao longo dos próximos anos. O Plano Estratégico da companhia deve seguir alguns dos pontos apresentados pela diretoria recentemente.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O atual presidente da Petrobras, Prates, planeja focar nas energias renováveis e na ampliação da capacidade de refino ao longo dos próximos anos. O Plano Estratégico da companhia deve seguir alguns dos pontos apresentados pela diretoria recentemente.

Jean Paul Prates se prepara para dar novos rumos à sua gestão na Petrobras, dessa vez focado na ampliação da capacidade de refino e nas energias renováveis. O presidente da estatal e a diretoria da empresa apresentaram seis novas propostas para o Plano Estratégico futuro da petroleira, que incluem também investimentos no desenvolvimento, retenção e requalificação de talentos no corpo técnico da Petrobras.

Prates vê novos rumos para investimentos em refino e em energias renováveis na Petrobras para os próximos anos no Plano Estratégico da empresa

O atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, recentemente aprovou um conjunto de seis propostas que poderão ser consideradas no Planejamento Estratégico da empresa, e que podem significar o início de uma série de mudanças no futuro da empresa, especialmente no que diz respeito ao refino e às energias renováveis.

Uma das principais propostas é que a Petrobras dará ênfase na adequação e aprimoramento do parque atual de refino. Isso acontecerá por meio do ganho de eficiência e conjugação de matérias-primas de matriz renovável no desenvolvimento de processos industriais resilientes e produtos sustentáveis.

Segundo o executivo, isso significa que a empresa irá buscar formas de tornar suas operações de refino mais eficientes e sustentáveis, utilizando matérias-primas renováveis e desenvolvendo produtos sustentáveis.

O principal foco de Prates no Plano Estratégico futuro é investir no refino e nas energias renováveis, mas outros pontos estão sendo avaliados.

Entre eles, a empresa promete priorizar o desenvolvimento, retenção e requalificação de talentos, garantindo assim um corpo de funcionários ainda mais inclusivo, diverso e habilitado a atender às demandas dinâmicas do mercado, em especial da transição energética e energias renováveis.

Essa medida pode ajudar a empresa a se manter competitiva em um mercado cada vez mais dinâmico e diverso.

Plano Estratégico de Prates deve impulsionar práticas sustentáveis nas operações da companhia

Outra proposta aprovada pela Petrobras é que ela deve utilizar as diferentes potencialidades do Brasil como país de dimensões continentais e capacidades energéticas que favorecem o desenvolvimento sustentável, através da regionalização das atividades da empresa baseadas em cadeias produtivas e unidades operacionais locais.

Isso significa que a empresa irá buscar formas de aproveitar as potencialidades do país para desenvolver suas operações de forma mais sustentável e eficiente.

A Petrobras, sob o comando de Prates, também buscará uma transição energética justa, em linha com as empresas congêneres internacionais, prioritariamente por meio de parcerias de excelência técnica e por programas de responsabilidade social que mitiguem as externalidades da atuação da companhia e fomentem cadeias produtivas locais.

Assim, ela irá buscar parcerias com outras empresas para tornar sua transição energética mais eficiente e justa, além de buscar formas de mitigar os impactos negativos de suas operações.

Por fim, a empresa também manterá o foco em suas operações de exploração e produção, focando em ativos rentáveis e na descarbonização crescente das operações da empresa e de seus fornecedores.

Além de focar no refino e nas energias renováveis, Prates planeja dar novos rumos para a Petrobras em seu Plano Estratégico. 

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos