1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Siemens Energy e Porsche iniciam operação da primeira indústria de gasolina sem petróleo do mundo
Tempo de leitura 3 min de leitura

Siemens Energy e Porsche iniciam operação da primeira indústria de gasolina sem petróleo do mundo

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/12/2022 às 12:44
Siemens Energy inicia operação da primeira indústria de gasolina sem petróleo do mundo
Foto: Construção da Planta de gasolina sintética/Divulgação

A Siemens Energy, em parceria com a Porsche e HIF Global, deu início à produção da primeira fábrica de gasolina sintética. O objetivo da unidade é produzir gasolina sem petróleo por meio da eletricidade.

A Siemens Energy anunciou nesta terça-feira (20) o início das operações da primeira unidade totalmente dedicada à produção de gasolina sintética e neutra em carbono do mundo. A planta Haru Oni está localizada próximo à cidade de Punta Arenas, no sul do Chile, e une energia eólica, CO2 e água para produzir e-metanol e gasolina sem petróleo por meio da eletricidade.

Unidade da Siemens Energy terá capacidade para 130 mil litros de gasolina sintética

https://www.youtube.com/watch?v=JwhTioR0uRY

A unidade é fruto de uma parceria entre a Siemens Energy, Porsche, HIF Global e outras empresas, para a produção dos chamados combustíveis sintéticos.

De acordo com Anne-Laure de Chammard, membro do Conselho Administrativo da Siemens Energy, o projeto Haru Oni planeja demonstrar a viabilidade dos e-combustíveis, tanto em escala quanto em preço, para oferecer energia limpa a setores extremamente dependentes de combustíveis fósseis. Além disso, visa contribuir no desenvolvimento de soluções favoráveis ao clima em outras aplicações.

A expectativa é que, ainda em 2023, o sistema de gasolina sem petróleo da Siemens Energy produza 130 mil litros de combustível sintético por ano. Após a fase piloto, o primeiro escalonamento tornará a unidade capaz de gerar 55 milhões de litros anuais até a metade da década e, cerca de dois anos após isso, a expectativa é que a capacidade de produção seja ampliada para 550 milhões de litros por ano.

Ventos fortes na região oferecem mais de 6 mil horas de carga máxima

A unidade está prevista para ser finalizada em março do próximo ano, e planeja aproveitar o potencial para energia sustentável na região sul da Patagônia chilena para impulsionar o mercado de hidrogênio, com foco na demanda da Europa.

S24 ULTRA

KIT FERRAMENTAS - Black Friday

De acordo com as empresas, os fortes ventos do local disponibilizam mais de 6 mil horas de carga máxima de operação para a geração de energia limpa, cerca de três vezes a quantidade disponível na Europa. A energia eólica é armazenada em carregadores na forma de energia líquida utilizando o processo Power-to-X.

Os líquidos produzidos são fáceis de serem transportados de regiões ricas em geração de energia limpa para lugares com necessidade de energia. A iniciativa de produção de gasolina sintética tem o apoio do Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Proteção Climática da Alemanha. Em 2020, Haru Oni foi o primeiro projeto de hidrogênio a ser financiado pela estratégia de H2 do governo da Alemanha.

O projeto também é o primeiro a aplicar a solução de Certificado de Energia Limpa, criada pela empresa TUV Sud, que atua com ensaios técnicos, e a Agência Alemã de Energia (DENA), em parceria com a Siemens Energy. O certificado garante que a gasolina sem petróleo gerada na unidade pode ser chamada de verde.

Porsche realiza investimento milionário e aposta na gasolina sintética

A multinacional Porsche anunciou em abril deste ano que fará um novo investimento em torno de US$ 75 milhões na empresa HIF Global LLC, uma holding que atua com projetos renováveis e na produção direta da gasolina sintética capaz de substituir os combustíveis fósseis.

Por meio dessa ação, a Porsche, que está sediada na Alemanha, comprará uma participação a longo prazo na empresa HIF Global LLC, sediada no Chile, para alavancar a produção da gasolina sintética ainda este ano a nível comercial.

A multinacional planeja utilizar, a princípio, a gasolina sintética em veículos de competição, isto é, em carros de corrida. Entretanto, futuramente, o combustível sintético eFuel deve estar presente em carros comuns, nas fábricas e dentro dos Centros de Experiência da Porsche.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos