A Siemens Energy, em parceria com a Porsche e HIF Global, deu início à produção da primeira fábrica de gasolina sintética. O objetivo da unidade é produzir gasolina sem petróleo por meio da eletricidade.
A Siemens Energy anunciou nesta terça-feira (20) o início das operações da primeira unidade totalmente dedicada à produção de gasolina sintética e neutra em carbono do mundo. A planta Haru Oni está localizada próximo à cidade de Punta Arenas, no sul do Chile, e une energia eólica, CO2 e água para produzir e-metanol e gasolina sem petróleo por meio da eletricidade.
Unidade da Siemens Energy terá capacidade para 130 mil litros de gasolina sintética
A unidade é fruto de uma parceria entre a Siemens Energy, Porsche, HIF Global e outras empresas, para a produção dos chamados combustíveis sintéticos.
De acordo com Anne-Laure de Chammard, membro do Conselho Administrativo da Siemens Energy, o projeto Haru Oni planeja demonstrar a viabilidade dos e-combustíveis, tanto em escala quanto em preço, para oferecer energia limpa a setores extremamente dependentes de combustíveis fósseis. Além disso, visa contribuir no desenvolvimento de soluções favoráveis ao clima em outras aplicações.
- Quem aprovou isso e por que ainda está sendo feito? Correia molhada, também conhecida como correia banhada a óleo
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
- Desenvolvida na África, esta moto elétrica utiliza exclusivamente energia solar e impressiona ao alcançar 6.000 km de autonomia
A expectativa é que, ainda em 2023, o sistema de gasolina sem petróleo da Siemens Energy produza 130 mil litros de combustível sintético por ano. Após a fase piloto, o primeiro escalonamento tornará a unidade capaz de gerar 55 milhões de litros anuais até a metade da década e, cerca de dois anos após isso, a expectativa é que a capacidade de produção seja ampliada para 550 milhões de litros por ano.
Ventos fortes na região oferecem mais de 6 mil horas de carga máxima
A unidade está prevista para ser finalizada em março do próximo ano, e planeja aproveitar o potencial para energia sustentável na região sul da Patagônia chilena para impulsionar o mercado de hidrogênio, com foco na demanda da Europa.
De acordo com as empresas, os fortes ventos do local disponibilizam mais de 6 mil horas de carga máxima de operação para a geração de energia limpa, cerca de três vezes a quantidade disponível na Europa. A energia eólica é armazenada em carregadores na forma de energia líquida utilizando o processo Power-to-X.
Os líquidos produzidos são fáceis de serem transportados de regiões ricas em geração de energia limpa para lugares com necessidade de energia. A iniciativa de produção de gasolina sintética tem o apoio do Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Proteção Climática da Alemanha. Em 2020, Haru Oni foi o primeiro projeto de hidrogênio a ser financiado pela estratégia de H2 do governo da Alemanha.
O projeto também é o primeiro a aplicar a solução de Certificado de Energia Limpa, criada pela empresa TUV Sud, que atua com ensaios técnicos, e a Agência Alemã de Energia (DENA), em parceria com a Siemens Energy. O certificado garante que a gasolina sem petróleo gerada na unidade pode ser chamada de verde.
Porsche realiza investimento milionário e aposta na gasolina sintética
A multinacional Porsche anunciou em abril deste ano que fará um novo investimento em torno de US$ 75 milhões na empresa HIF Global LLC, uma holding que atua com projetos renováveis e na produção direta da gasolina sintética capaz de substituir os combustíveis fósseis.
Por meio dessa ação, a Porsche, que está sediada na Alemanha, comprará uma participação a longo prazo na empresa HIF Global LLC, sediada no Chile, para alavancar a produção da gasolina sintética ainda este ano a nível comercial.
A multinacional planeja utilizar, a princípio, a gasolina sintética em veículos de competição, isto é, em carros de corrida. Entretanto, futuramente, o combustível sintético eFuel deve estar presente em carros comuns, nas fábricas e dentro dos Centros de Experiência da Porsche.