1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Sicredi financia instalações e geração de energia solar no Rio Grande do Sul
Localização RS Tempo de leitura 2 min de leitura

Sicredi financia instalações e geração de energia solar no Rio Grande do Sul

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/02/2020 às 09:41
energia solar
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Enquanto o número de instalações de geração fotovoltaica cresceu 164% em 2019, as operações de crédito da cooperativa saltaram 220% no que tange a energia solar

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram instaladas no Rio Grande do Sul 13,2 mil novas unidades de geração fotovoltaica em 2019, um aumento de 164% em relação ao ano anterior. Desse total, 6 mil contaram com as linhas de crédito oferecidas pelo Sicredi, o que representa mais de 45% das instalações para geração de energia solar.

Leia também:

“O Sicredi está atento às necessidades dos associados e à atual demanda por soluções mais sustentáveis, como a produção de energia limpa e renovável, o que resultou em um crescimento de 220% no número de operações dessa linha de crédito no último ano em relação a 2018”, destaca o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port. Em valores financiados pelo Sicredi no RS, 2019 registrou volume de R$ 427 milhões, um aumento de 145% em relação a 2018, quando os financiamentos para aquisição de equipamentos para geração de energia solar atingiram R$ 174 milhões.

Em 2019, diversos projetos voltados para a instalação de Energia Solar, tanto para residências como para empresas, foram viabilizados na região a partir de financiamento junto à Sicredi das Culturas RS/MG. Para o associado André Bigolin, de Ijuí, a opção pelo sistema de energia renovável surgiu em função de seus benefícios voltados à responsabilidade ambiental da energia renovável e, principalmente, pela economia na conta de luz.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Insatisfação com a energia solar

“Estava bastante insatisfeito com a conta de energia da minha residência, que vinha apresentando um valor muito elevado. A questão ambiental e o fato da energia renovável ser uma energia limpa, que pode preservar a nossa geração e as gerações futuras, também teve peso em minha decisão. Essa economia que estou tendo na fatura de energia elétrica consigo transferir para realizar o pagamento do financiamento do sistema e a partir do projeto que realizamos, num período de 48 meses, quando quitá-la, já terei o ganho real do investimento realizado”.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) indicam que a energia solar produzida no País representa 1,4% do total da matriz elétrica nacional. No ranking brasileiro de potência instalada, o RS ocupa a segunda posição, atrás apenas de Minas Gerais.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos