A Shell quer construir no interior da Paraíba, projetos de energia solar com capacidade de 323 MW
A petroleira Shell quer desenvolver projeto de energia solar na Paraíba. O projeto possui sete parques com capacidade instalada de aproximadamente 323 MW. O pedido de outorga da Aneel é o primeiro passo para viabilizar projetos de geração de energia. No entanto, não há como saber quando a Shell pretende implantar o projeto, e isso geralmente depende de negociações comerciais.
Leia ainda outras notícias do dia:
- Subsea 7 abre no RJ vagas para candidatos sem experiência para o seu programa de estágio na indústria de óleo e gás
- Matriz de energia renovável no Brasil pode ter 17 novas usinas de biocombustíveis, segundo ANP
- Retomada da mineração de urânio na Bahia pode alavancar economia brasileira
- Governo Federal e Aneel afirmam que energia solar será taxada nos próximos anos
A empresa anglo-holandesa entrou com pedido junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) visando obtenção de outorga para um complexo fotovoltaico que seria construído na cidade de São João do Rio do Peixe, de acordo com publicação no Diário Oficial da União de ontem (20).
Em junho do ano passado, Maria Gabriela da Rocha, gerente de desenvolvimento de negócios de energia solar da Shell na América Latina, disse à Reuters que a companhia estava negociando a futura produção do projeto solar no Brasil.
- Mercado Livre de Energia: A revolução que está fazendo as Forças Armadas economizarem milhões e transformando o setor público
- O maior projeto de energia renovável do mundo será maior que 47 países: Com 3.000 turbinas eólicas de até 20 MW e 60 milhões de painéis solares
- Mais impostos, consumidor! Governo federal anuncia aumento de mais de 160% no imposto de importação de painéis solares, ameaçando mercado de energia limpa e empregos
- Transição Energética Justa: A Chave para um Futuro Global Sustentável
“Aqui no Brasil a gente está bem focado no segmento de energia solar, até pelo fato da eólica já ter sido bem desenvolvido. O segmento de energia solar está mais iniciante em termos de entrada de novos players”, diz Maria Gabriela.
Cerca de três bilhões de dólares serão investidos anualmente em projetos de energias renováveis pela petroleira em âmbito global. Apesar de querer expandir os investimentos a partir do ano que vem, até 2030 a Shell tem como planejamento investimentos entre1 bilhão e 2 bilhões de dólares.
O CEO da empresa, Ben van Beurden, diz que “As expectativas da sociedade mudaram rapidamente no debate sobre a mudança climática. A Shell precisa agora ir mais longe em suas próprias ambições: por isto esperamos alcançar a neutralidade no mercado energético em 2050 ou antes. A sociedade e nossos consumidores não esperam menos”.