O ranking da Brand Finance das maiores marcas do mundo traz Toyota, Mercedes e Tesla liderando o mercado automotivo
Desde que se iniciou a pandemia da Covid-19, o cenário da indústria global de carros vem enfrentando uma decadência. Com a fabricação em queda, carência na quantidade de suprimentos e problemas logísticos, as operações estão sendo afetadas, até mesmo as de grandes marcas como Toyota e Mercedes. Divulgado pela CNN Brasil, o ranking da Brand Finance das maiores marcas do mundo traz Toyota, Mercedes e Tesla liderando o mercado de carros.
Veja ainda outras notícias do dia:
- Mineradora Vale fecha parceria com as líderes em tecnologia Schneider Electric e Aveva para melhorar operações
- Com a pressão cada vez maior para descarbonizar o transporte automotivo, empresas apostam mais na produção de carros elétricos, com previsão de 6 milhões de veículos comercializados em 2022
- Usina Coruripe, produtora de etanol, açúcar e energia elétrica, oferece 21 vagas de emprego no estado de Minas Gerais
Além das questões que envolvem a pandemia, mais países estão determinando datas para o término da venda de carros à combustão. Com isso, muitas empresas foram forçadas a investir altos valores para que possam desenvolver carros elétricos, que, há cerca de dois anos, vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado.
Em decorrência dessas adversidades, o valor de algumas marcas totalmente conectadas com a produção de carros vem sofrendo uma queda nos últimos anos.
- Proteção Veicular e Seguro Automotivo: Como as novas regras da Susep impactam sua escolha em 2025
- Milionário perde a carteira de motorista e constrói um circuito de R$ 50 milhões no quintal para acelerar seus supercarros
- BMW F 450 GS: Conheça a nova motocicleta Trail de média cilindrada que promete revolucionar o mercado de duas rodas
- Por que os caminhões-tanque têm formato de cilindro?
Isso se tornou claro no levantamento das marcas mais bem avaliadas do mundo, que foi publicado pela empresa de consultoria Brand Finance. Entre as 100 marcas mais valiosas no ranking, constam apenas 8 do setor automotivo: Toyota, Mercedes-Benz, Tesla, Volkswagen, BMW, Porsche, Honda e Ford, todas abaixo da décima posição. A liderança, por sua vez, está no setor de tecnologia, contando com Apple, Amazon e Google.
Por outro lado, empresas que são especializadas em carros elétricos, como, por exemplo, a Tesla e a BYD, tiveram grande crescimento no ano passado. Inclusive, a BYD, fundada em 2003, emplacou como uma das 10 marcas que mais ascenderam em valor.
Ademais, conforme a Brand Finance divulgou, a listagem das marcas mais valiosas em todo o mundo leva em consideração a capacidade das empresas de atrair consumidores, fazer com que se tornem leais à marca e, ainda, gerar motivação entre os funcionários. Somente após o apuramento desses dados é que se calcula o valor estimado.
Veja, a seguir, quais são as marcas da área automotiva melhor avaliadas, em 2022, entre as 100 primeiras do ranking, as posições e os valores estimados:
- Toyota: Emplacando na mesma posição do ano passado, 12ª, a empresa japonesa é avaliada em US$ 64,28 bilhões, quase US$ 5 bilhões a mais que em 2021.
- Mercedes-Benz: em 15º lugar, duas posições abaixo de 2021, a Mercedes possui valor de US$ 60,76 bilhões.
- Tesla: A marca de Elon Musk subiu 14 posições no ranking em 2022 e ocupa agora o 28º lugar, com avaliação de US$ 46,01 bilhões.
- Volkswagen: Com diferença negativa de 7 lugares, na 26ª posição, ela é avaliada em US$ 41,04 bilhões, quase US$ 6 bilhões a menos que em 2021.
- BMW: 10 posições abaixo do ano passado, essa marca de carros está em 39º na lista, com US$ 37,94 bilhões.
- Porsche: Avaliada em US$ 33,71 bilhões, a Porsche também teve queda de 10 posições, ocupando, este ano, o 46º lugar.
- Honda: Em 2022, ela está na 61ª posição com US$ 28,24 bilhões, bem abaixo do ano passado.
- Ford: Com valor estimado de US$ 24,17 bilhões, a marca está em 76ª, muito atrás de Toyota, Mercedes e Tesla, por exemplo.