A discussão sobre qual carro polui mais, o carro elétrico ou o carro à combustão, está cada vez mais presente. Vamos analisar se os carros elétricos realmente produzem menos emissões de carbono que os carros à combustão.
Muitos acreditam que o processo de produção de carros elétricos, especialmente a mineração de metais para baterias, causa mais danos ao meio ambiente do que os motores à combustão. No entanto, a questão é mais complexa e envolve vários fatores, desde a produção até o uso do veículo.
A gasolina que usamos nos carros à combustão começa com a extração de petróleo, que consome uma enorme quantidade de energia. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem cerca de 435 mil poços de petróleo que usam bombas de sucção, consumindo mais de 4.300 gigawatts-hora de eletricidade por mês. Isso seria suficiente para abastecer 15 milhões de veículos elétricos no mesmo período.
A perfuração em alto-mar usa geradores a diesel que consomem grandes quantidades de combustível
Estima-se que as plataformas petrolíferas offshore utilizem mais de 13 bilhões de quilowatts-hora de energia por mês, o suficiente para abastecer 70 milhões de veículos elétricos. O petróleo extraído precisa ser transportado para as refinarias, usando oleodutos que consomem ainda mais energia. Existem mais de 540 mil quilômetros de oleodutos no mundo, além do transporte marítimo, que é uma das maiores fontes de poluição do planeta, emitindo cerca de 1 bilhão de toneladas de CO2 por ano.
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O refino do petróleo consome muita energia e gera poluição significativa. As refinarias são fontes importantes de poluição em muitas cidades, aumentando os riscos de doenças pulmonares para a população local.
Os motores de combustão interna dos carros à combustão são extremamente ineficientes, desperdiçando cerca de 70% da energia como calor
Em comparação, os carros elétricos são mais eficientes, já que a eletricidade pode ser produzida de maneira mais limpa e usada diretamente para alimentar os veículos.
Embora a mineração de lítio para baterias de carros elétricos também tenha um impacto ambiental, ele é muito menor comparado ao ciclo completo dos combustíveis fósseis. Por exemplo, a Austrália, que produz 50% do lítio mundial, enfrenta mais poluição das refinarias de petróleo do que da mineração de lítio.
As baterias de carros elétricos podem ser recicladas ou reutilizadas como sistemas de armazenamento de energia, reduzindo ainda mais o impacto ambiental
Após sua vida útil, as baterias podem ser desmontadas para recuperar metais valiosos e usados em novas baterias. Comparando todos os aspectos, desde a extração até o uso final, os carros elétricos são mais sustentáveis e causam menos danos ao meio ambiente do que os carros à combustão. A transição para veículos elétricos pode ser um passo importante para um futuro mais limpo e sustentável.