1. Início
  2. / Construção
  3. / Sem utilizar nenhum tijolo ou reboco, essa nova casa 3D à venda é a revolução da indústria da construção civil e está disponível no Brasil
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Sem utilizar nenhum tijolo ou reboco, essa nova casa 3D à venda é a revolução da indústria da construção civil e está disponível no Brasil

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 11/04/2024 às 11:57
Sem utilizar nenhum tijolo ou reboco, essa nova casa 3D à venda é a revolução da indústria da construção civil e está disponível no Brasil
Foto: Grupo Katz/Divulgação

Nova casa 3D à venda no Brasil promete ser o futuro da construção civil, sendo muito mais barata e de boa qualidade. Confira como funciona.

Um novo tipo de residência já está à venda no mercado. Trata-se de uma casa que não exige areia, reboco ou tijolo, feito apenas com impressão 3D. Apesar da sensação futurista que acompanha essa casa 3D, ela é bem mais simples do que aparenta, podendo ser uma grande promessa para a construção civil.

Quanto custa a casa 3D à venda no Brasil?

Um protótipo inovador de casa impressa em 3D está exposto na cidade de Nova Lima, Minas Gerais, completo com acabamentos, louças e mobiliário. Desenvolvida pela Cosmos 3D, em colaboração com o Grupo Katz, a técnica de construção empregada utiliza estruturas de microconcreto, um material escolhido por sua resistência, economia e durabilidade.

A primeira casa 3D comercializada no Brasil, vendida por R$ 120 mil, será erguida na região da Costa do Descobrimento, na Bahia. Esta residência de 57m² inclui sala, cozinha, banheiro e dois dormitórios, oferecendo flexibilidade para configuração como um quarto e um escritório.

A impressora 3D, responsável pela criação desta casa pioneira, tem peso aproximado de três toneladas. Graças à tecnologia avançada, o processo de construção é controlado por software ou robô, minimizando o desperdício de materiais e garantindo um acabamento detalhado.

Para a construção da primeira casa 3D disponível para venda no Brasil, foram necessários apenas oito dias – quatro para a impressão, dois para montagem e mais dois dedicados aos acabamentos e decoração. Apesar da tecnologia de impressão, Katz enfatiza que a estrutura ainda requer uma fundação adequada.

Quais as exigências para a construção da casa 3D à venda no Brasil?

Independentemente do tipo de construção civil que está sendo realizada, com tecnologias e técnicas novas ou não, todos os empreendimentos precisam seguir as determinações legais e da engenharia civil, além de também ser necessária a aprovação do projeto arquitetônico pela prefeitura da cidade.

Outra exigência que permanece é a do responsável técnico, aquele que executará o projeto de construção civil. Tanto o responsável quanto a empresa que está promovendo a obra devem estar devidamente habilitados.

Em qualquer obra, é necessário realizar o projeto hidrossanitário, que mostrará toda a distribuição de água e esgoto do local, a fundação, que garante a estabilidade da construção, a parte arquitetônica e a de eletricidade.

Segundo Daniel Katz, presidente do Grupo Katz e co-fundador da Cosmos 3D, a empresa está desenvolvendo o projeto de um prédio de até 5 pavimentos para habitação popular. A impressora oferece infinitas possibilidades de execução, para os mais diversos projetos, o que oferece extrema flexibilidade de ideias para os clientes tanto para impressão de casas quanto para mobiliários e afins.

Elon Musk desenvolve iniciativa semelhante

Além dessa casa 3D à venda no Brasil, Elon Musk se associou à Boxabl, uma empresa norte-americana especializada em casas pré-moldadas sustentáveis e acessíveis. Esse movimento pode ser um divisor de águas no mercado de construção civil.

A empresa de Musk, contudo, introduziu um conceito revolucionário com sua ‘casa à bateria’, destacando-se por seu design sustentável e potencial para transformar o futuro da construção civil.

A Boxabl lançou uma forma diferente e inovadora de se construir casas e isso pode mudar o mercado imobiliário e a forma com que se enxerga construções residenciais. Nós temos uma boa noção do que Elon Musk é capaz de fazer em seus empreendimentos e essa empresa, a qual se tornou embaixador, com uma casa à bateria, sustentável, que custa US$ 10 mil, não decepciona.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x