Parceria da Volkswagen e Bosch visa o rápido desenvolvimento da tecnologia capaz de competir com a Tesla
Inspirada na tendência da Tesla, a parceria acordada entre a Cariad, empresa subsidiária da Volkswagen e a Bosch, gigante da área de eletrônica e engenharia, tem o propósito de fazer com que a montadora alemã se adeque às inovações tecnológicas do mercado. Essa aliança pretende viabilizar o plano da VW de ter toda sua frota equipada com a tecnologia de direção autônoma ate 2023.
Mais notícias:
- Confirmada empresa de engenharia em Macaé com vagas offshore e em terra hoje
- Turbina eólica offshore mais potente do planeta passa por teste de furacão e resultado é comemorado
- Deputados federais ligados ao setor de petróleo e gás aprovam auxílio do gás de cozinha para famílias de baixa renda em diversos estados
Os automóveis da Volkswagen vão ser os pioneiros no recebimento do software, contudo a montadora planeja expandir e incorporara inovação em modelos de outras fabricantes. Posteriormente, também será possível que todos os componentes advindos da parceria, sejam integrados em veículos e ecossistemas de outras montadoras.
A tentativa da Volkswagen e da Bosch é desenvolver e incorporar as funções o mais rápido possível, a fim de rivalizar com o sistema que equipa os veículos da Tesla, o AutoPilot. A tecnologia implementada pela fabricante de veículos elétricos, do empresário naturalizado americano, Elon Musk, é classificada como Nível 2 de automação e foi difundida e popularizada devido a sua inovação e também por algumas polêmicas envolvendo, por exemplo,acidentes graves e com mortes registradas nos Estados Unidos.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Novas funções que serão possibilitadas pela tecnologia
Mais de mil especialistas irão participar do desenvolvimento dos componentes que constituem o sistema de direção autônoma desejado pela Volkswagen. Essa tecnologia terá inicialmente duas funções: a primeira, Nível 2, que concede a permissão do motorista retirar as mãos temporariamente do volante nas vias urbanas, extra-urbanas e em rodovias. Já a segunda tecnologia, que recebe a nomenclatura de Nível 3, permite a condução autônoma do carro em rodovias.
Com a ajuda de relatórios em tempo real, juntamentecom o uso de inteligência artificial, a Volkswagen e a Bosch,além dos sistemas anteriormente citados, também vão dar prosseguimento em pesquisas para desenvolver um software, classificado como Nível 4, que aborda a condução de maneira completa por parte do automóvel, indo para adiante das autoestradas.
Sobre as empresas envolvidas
A Volkswagen é uma fabricante alemã de veículos, fundada em 1937, pertencente ao Grupo Volkswagen, que é o maior fabricante de automóveis do mundo.
Robert Bosch GmbH é uma empresa multinacional alemã de engenharia e eletrônica e, atualmente, é a maior rede de oficinas do mundo. A empresa foi fundada por Robert Bosch em Estugarda, em 1886.
A Tesla é uma empresa do segmento automotivo e de armazenamento de energia da América do Norte, que desenvolve, produz e vende veículos elétricos de alto desempenho.
Na contramão da Ford, que interrompeu produção de veículos e fechou todas as fábricas no Brasil, a multinacional Volkswagen ultrapassa cinco mil colaboradores em seu complexo industrial, com mil contratações desde o início da pandemia
Na contramão da Ford, que encerrou produção de veículos e fechou fábricas no Brasil, a montadora Volkswagen ingressa no mercado asiático e ultrapassa os cinco mil colaboradores em seu complexo industrial, com mil contratações desde o início da pandemia. Ampliação do quadro faz parte da expansão com investimentos de R$ 2 bilhões até 2025. Recursos da multinacional vão para internacionalização e desenvolvimento de veículos mais sustentáveis VW Caminhões e Ônibus.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai fechar o ano com cinco mil trabalhadores atuando em sua fábrica, juntamente com seus parceiros no Consórcio Modular. Desse total, mil profissionais foram contratados desde o início da pandemia, o que representa um crescimento de mais de 25% em seus quadros. Confira esta matéria na íntegra clicando aqui.