Com fama de “carro de tiozão” em seu lançamento, este sedan se tornou a barganha secreta para quem busca performance e conforto pagando o valor de um compacto usado.
No mercado brasileiro, alguns carros envelhecem de formas inesperadas. É o caso de um certo sedã japonês do final dos anos 2000. Ele era visto como um veículo para profissionais de meia-idade que prezavam conforto e discrição. Hoje, essa imagem conservadora o transformou em uma das compras mais inteligentes para quem busca performance. A migração para os SUVs e o medo dos custos de manutenção de motores grandes derrubaram seu preço. Isso abriu uma oportunidade única para entusiastas atentos.
O sedã japonês que foi de “carro de tiozão” a barganha secreta
O protagonista desta história é o Toyota Camry XLE 3.5 V6, da geração XV40 (2007-2011). Muitos o chamam de “Corolla com motor V6”, mas essa definição é um erro. O Camry é um projeto muito mais refinado e tecnológico que seu irmão menor. Sua fama de carro sóbrio acelerou sua desvalorização, o que beneficia o comprador de hoje.
Além disso, o perfil do primeiro dono, geralmente maduro e cuidadoso, aumenta a chance de encontrar unidades bem conservadas. O comprador atual colhe os frutos: paga barato pela depreciação e encontra um carro em excelente estado. A reputação “sem graça” do passado é a causa direta de seu valor incrível hoje.
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Raio-X do Toyota Camry XLE V6 (2007-2011)
O grande segredo do Camry está sob o capô. Seu motor, o Toyota 2GR-FE 3.5L V6, é um dos mais robustos e confiáveis já feitos. Ele entrega 284 cv de potência e um torque de 35,3 kgfm. Na prática, esses números resultam em uma performance impressionante.
A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em rápidos 7,4 segundos. Isso o torna mais rápido que os populares com os quais compete em preço e até mesmo que muitos carros modernos. O câmbio automático de 6 marchas oferece trocas suaves, priorizando o conforto. O consumo, embora não seja seu forte, é razoável para a potência: médias de 7,1 km/L na cidade e 13,5 km/L na estrada.
Seu luxo também impressiona. A lista de equipamentos de série inclui bancos de couro com ajustes elétricos e aquecimento, ar-condicionado digital de duas zonas com saída traseira, chave presencial com partida por botão e teto solar elétrico. Na segurança, ele oferece seis airbags, incluindo frontais, laterais e de cortina, além de controles de estabilidade e tração.
A diferença para um popular 2018 na mesma faixa de preço é gritante. Enquanto o Camry 2011 tem um preço médio entre R$55.900 e R$57.961, um Chevrolet Onix LT 1.0 de 2018 fica entre R$47.000 e R$49.900. O sedã japonês entrega um motor 3.5 V6 de 284 cavalos com câmbio automático, contra o 1.0 de 80 cavalos e câmbio manual do Onix. Itens como seis airbags, teto solar e partida por botão são padrão no Camry, mas ausentes no popular.
Custos, riscos e recompensas
O preço de entrada para este sedã japonês é surpreendente. Um modelo 2011 tem valor na Tabela FIPE entre R$55.900 e R$62.223. Este valor é similar ao de carros populares seminovos. A grande vantagem é que o Camry já sofreu sua maior desvalorização. A perda de valor futura será muito menor.
A manutenção, porém, exige planejamento. Uma cesta básica de peças mostra os custos: um jogo com seis velas de ignição Iridium custa entre R$475 e R$550. As pastilhas de freio dianteiras de cerâmica ficam entre R$250 e R$400. O par de amortecedores dianteiros pode variar de R$930 a R$1.340, enquanto itens como o filtro de óleo custam de R$30 a R$60.
Apesar da confiabilidade, uma inspeção rigorosa antes da compra é vital. Verifique por vazamentos de óleo, desgaste na suspensão e o funcionamento do teto solar. O maior obstáculo são os custos ocultos. O IPVA em São Paulo para um modelo 2011 pode chegar a R$2.318 anuais. Já o seguro pode ser recusado ou custar mais de R$5.000, dependendo do perfil.
Outras opções de sedã v6 no mercado
O principal rival do Camry é o Honda Accord V6 (2008-2012). Ele oferece uma direção mais esportiva e firme. Seu motor 3.5 V6 também é extremamente confiável e tem potência similar, na casa dos 278 cv. A escolha entre os dois se resume à preferência: o conforto extremo do Camry ou a dirigibilidade mais afiada do Accord.
Outra alternativa é o Hyundai Azera 3.3 V6 (c. 2011). Ele oferece uma lista de equipamentos impressionante e 265 cv de potência por um preço similar. No entanto, sua manutenção é percebida como mais cara.
Comparando os dados técnicos, o Toyota Camry 2011 tem 284 cavalos e atinge 100 km/h em 7,4 segundos. O Honda Accord EX 2008, seu principal rival, oferece 268 cavalos e é um pouco mais rápido, cumprindo a mesma prova em 6,8 segundos. Já o Hyundai Azera GLS 3.3 entrega 265 cavalos, com um 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. Em termos de porta-malas, o Camry leva vantagem com 504 litros, contra 469 litros do Azera e 396 litros do Accord.