Seagate vai além e planeja uma proposta ousada: HD de 100 TB pode chegar ao mercado em 2030 para suprir as grandes demandas no setor de IA e data centers.
O mercado de armazenamento continua se expandindo e, agora, a Seagate, famosa por seus HDD e SSD, anunciou algo que vai muito além dos planos ousados. Segundo informações de BS Teh, diretor comercial da empresa, a Seagate planeja lançar seu primeiro HD de 100 TB até o começo da próxima década. Hoje vamos explorar tudo que se sabe sobre o HD de 100 TB da Seagate.
Saiba as intenções da Seagate por trás do lançamento do novo HD de 100 TB
O executivo explicou, em sua entrevista na CNBC, o plano da empresa de lançar algo tão exigente que, por sua vez, teria cerca de três vezes a capacidade dos principais modelos de armazenamento da empresa. É importante mencionar que o maior disco rígido já produzido pela marca é o EXOS M, que entrega um espaço de armazenamento de 36 TB. Esse HD foi lançado, a princípio, em janeiro deste ano.
Teh mencionou o possível HD de 100 TB da Seagate ao ser questionado sobre a demanda real de um drive deste tamanho. Ao explicar, o executivo mencionou que um hardware deste nível seria um facilitador chave para a indústria ser capaz de entregar a capacidade de armazenamento que o mercado precisa.
-
Esqueça a gasolina! Caminhão movido a ‘água’ chega ao Brasil com bateria de 105 kWh, cilindros de 40 kg de hidrogênio, célula a combustível e sistema de regeneração de energia
-
70 anos depois estudo identifica o que é a gosma em jarros de 2.500 anos encontrados no Sul da Itália
-
Com bateria monstro de 6.000 mAh, câmera de 50 MP e custando R$ 650, Spark Go 5G quer dominar o mercado acessível com Android 15 e IA
-
Arte viva: bactéria quase imortal recebe poema e devolve outro, em projeto que une ciência e eternidade
Além disso, também foi dito que um produto como este poderia ser uma forma de contribuir com as exigências energéticas de tecnologias da Inteligência Artificial. Esse pode ser um dos meios de resolver o problema com o aumento de energia exigidos pelas IAs conforme a sua evolução.
Segundo executivo, com este produto, a empresa criará um HD que utiliza menos energia por terabyte e que tem mais densidade no dispositivo, de modo que quando o consumidor integra o produto ao seu data Center, é necessário menos espaço, menos energia e outros benefícios, tendo em vista que estará usando menos drives para alcançar a capacidade.
Saiba o que o Roadmap oficial da empresa diz
Apesar da empolgação do executivo em promover sua companhia durante a entrevista, ainda não temos a confirmação do HD de 100 TB da Seagate no roadmap oficial da empresa. E não para por aí, a marca já falhou em entregar promessas de aumento de capacidade anteriormente.
Vale relembrar que, em seu roadmap de 2017, a empresa falava de oferecer armazenamento de 50 TB até 2026, na forma do Exos Mosaic 5+. Contudo, essa previsão foi reajustada para o ano de 2028, com o próximo ano ficando para o Exos Mosaic +4, que entrega 40 TB.
Toda a linha utiliza a tecnologia HAMR para atingir esses grandes números de capacidade. Caso a se a gate mantenha a mesma solução, é um pouco difícil de imaginar este salto tão ousado de armazenamento entre a previsão de 2028 e 2030. É possível que o executivo da marca esteja otimista demais, ou já sabe de alguma nova geração de tecnologia que ainda não foi divulgada pela companhia
Conheça o HD mais potente da Seagate
Enquanto o HD de 100 TB da Seagate não chega ao mercado, vamos explorar o mais recente lançamento da empresa. Em janeiro deste ano, a empresa elevou o padrão da indústria de armazenamento com lançamento do Exos M, um disco rígido com capacidade impressionante de 36 TB. Para se ter uma ideia, esse equipamento pode comportar até 900 filmes na resolução 4K.
Com a tecnologia Heat Assisted Magnetic Recording (HAMR), a empresa conseguiu superar os antigos 32 tb oferecidos por modelos anteriores. Mas, como tudo não são flores, essa unidade não estará disponível para os consumidores comuns, visto que ele foi desenvolvido especificamente para a data center e serviços de nuvem.
O segredo deste produto está na tecnologia HAMR, que usa um pequeno laser para aquecer a superfície magnética do disco exatamente onde os dados serão gravados. Isso possibilita uma maior densidade de gravação. Atualmente, a empresa é a única fabricante capaz de produzir discos com necessidade de 3,6 TB por disco interno, e o novo modelo conta com 10 dessas placas.
Entre os primeiros clientes a utilizar essa nova tecnologia está a Dell Technologies, que visa integrar o disco em suas soluções para data centers. O vice-presidente da Dell, Travis Vigil, explicou que clientes que desenvolvem fábricas de ia precisam de armazenamento econômico, flexível e escalável, desenvolvido para lidar com as cargas de trabalho mais exigentes.