Mesmo com sol forte, sistemas solares comuns podem parar em apagões; entenda por que isso acontece e o que é necessário para manter a energia
Os painéis solares são uma solução cada vez mais popular para quem deseja economizar na conta de luz. Eles funcionam com o chamado efeito fotovoltaico, que transforma a luz do sol em eletricidade, graças a materiais semicondutores.
Mas o que pouca gente sabe é que, em caso de apagão, a maioria dos sistemas solares simplesmente para de funcionar.
Foi o que aconteceu no apagão que atingiu diversos países europeus no dia 28. Na ocasião, muitos consumidores com painéis solares ficaram surpresos ao perceber que seus sistemas não estavam gerando energia, mesmo com sol forte.
-
Japão está desenvolvendo painel solar capaz de gerar a energia de 20 reatores nucleares, reduzindo a conta mensal de luz
-
Conjunto de medidas serão lançadas para maior sustentabilidade em usinas solares
-
Preço da energia solar cai 7,5% no Brasil no 1º semestre de 2025
-
Prefeitura de Campos busca reduzir custos da Enel com investimento em energia solar
O motivo? A maior parte das instalações solares está conectada à rede elétrica pública. Se a rede cai, os sistemas desligam automaticamente por segurança. Essa medida protege técnicos que possam estar trabalhando na manutenção da rede elétrica.
Para que os painéis continuem funcionando durante um blecaute, é preciso ter um inversor híbrido e baterias de armazenamento. Esses componentes permitem que o sistema opere de forma independente da rede pública.
As baterias, geralmente de lítio, exigem ainda um inversor híbrido compatível com relé de corte automático, um painel elétrico de backup e um painel de controle interno. Sem essa estrutura, o sistema depende totalmente da rede externa e para de funcionar em caso de queda.
Para não ficar no escuro durante apagões, existem alternativas. Entre elas, estão baterias externas para celulares e tablets, lanternas de LED com manivela, estações de energia portáteis, geradores portáteis a combustível ou solares e rádios FM manuais ou à bateria.
Mesmo com um sistema solar, é importante estar preparado para quedas de energia. Sem os componentes adequados, até mesmo um telhado cheio de placas solares pode deixar você sem luz.
Com informações de Diário do Litoral.