1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / SBM Offshore fecha contrato para operar primeiro FPSO no Suriname
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

SBM Offshore fecha contrato para operar primeiro FPSO no Suriname

Escrito por Carla Teles
Publicado em 23/06/2025 às 13:45
SBM Offshore fecha contrato para operar primeiro FPSO no Suriname
Confira os detalhes do novo contrato da SBM Offshore com a TotalEnergies para operar o primeiro FPSO na costa do Suriname, um projeto bilionário no Bloco 58.
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Empresa holandesa será responsável pela operação e manutenção do FPSO GranMorgu, em um projeto multibilionário liderado pela TotalEnergies na costa do país sul-americano.

A SBM Offshore, empresa holandesa do setor de energia, assinou um importante contrato com a TotalEnergies. O acordo prevê a operação e manutenção (O&M) do primeiro navio-plataforma (FPSO) a ser instalado na costa do Suriname. Este marco representa um avanço significativo para o desenvolvimento energético da região.

Acordo com a TotalEnergies fortalece presença da SBM Offshore na América do Sul

A assinatura do contrato para o FPSO GranMorgu consolida a posição da SBM Offshore no mercado sul-americano. O anúncio ocorre poucas semanas após o início da fase de construção da unidade na China. O projeto está localizado no Bloco 58, uma área promissora na costa do Suriname.

Detalhes do contrato de operação e manutenção (O&M)

O contrato firmado com a TotalEnergies abrange duas fases principais. A primeira inclui a preparação para a prontidão operacional do FPSO, antes do início da extração de petróleo. Em seguida, a SBM Offshore assume os serviços de operação e manutenção por um período mínimo de dois anos, com possibilidade de prorrogação.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O coração do projeto bilionário no bloco 58

A SBM Offshore e a Technip Energies foram contratadas para os trabalhos no FPSO após a decisão final de investimento do projeto GranMorgu. O empreendimento offshore está avaliado em US$ 12,2 bilhões e localizado a cerca de 150 quilômetros da costa. O navio-plataforma terá capacidade para produzir 220 mil barris de óleo por dia.

SBM Offshore em parceria estratégica para o desenvolvimento energético do Suriname

O projeto é operado pela TotalEnergies. A iniciativa conta também com a participação da APA Corporation e da estatal de petróleo do Suriname, a Staatsolie Maatschappij Suriname (Staatsolie). O objetivo principal é desenvolver os vastos recursos do Bloco 58, com foco nas áreas de Sapakara e Krabdagu.

Foco em sustentabilidade e baixas emissões na produção Offshore

O FPSO GranMorgu foi projetado com um forte apelo à sustentabilidade. A unidade contará com um sistema de acionamento totalmente elétrico. Além disso, o projeto prevê a eliminação da queima rotineira de gás e a sua reinjeção. Com isso, a expectativa é que a intensidade de emissões de escopos 1 e 2 seja inferior a 16 kg de CO₂e por barril de óleo equivalente.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: carlatdl016@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x