Gigantes firmam contrato de US$ 16,5 bilhões para produção de processadores voltados a robôs e veículos autônomos
Samsung e Tesla fecham acordo bilionário para fabricação de chips de IA, segundo anúncio feito nesta segunda-feira (28). A gigante sul-coreana confirmou a assinatura de um contrato de US$ 16,5 bilhões, mas inicialmente não revelou o nome do cliente envolvido na operação.
Poucas horas depois, Elon Musk confirmou em suas redes sociais que a Tesla é a parceira do projeto. A colaboração prevê o desenvolvimento de novos chips para aplicações em inteligência artificial, com início da produção previsto para 2026 nos Estados Unidos.
Chip AI6 será produzido no Texas e vai equipar robôs e carros autônomos
O chip batizado de AI6 será produzido em uma fábrica da Samsung no estado do Texas, com previsão de início das atividades em 2026. De acordo com Musk, a tecnologia será aplicada em robôs humanoides como o Optimus e nos veículos autônomos da Tesla. Também existe a expectativa de uso em data centers voltados à IA generativa.
-
Mineração de terras raras usará reservatórios de cidade mineira que já enfrenta escassez de água e tem risco de seca até 2030
-
NASA encontra rocha em Marte que pode ser o sinal mais forte de vida já detectado no planeta
-
Cimento vivo pode virar bateria gigante: prédios inteiros vão armazenar energia nas paredes
-
Tsunami invisível de 200 metros sacudiu a Terra por 9 dias e revela como o aquecimento global ameaça nosso futuro
A parceria terá validade até 2033, segundo a Samsung. A empresa sul-coreana espera que o contrato seja um fôlego estratégico para seu setor de semicondutores, que vem perdendo espaço no mercado global para concorrentes como a TSMC.
Alívio financeiro para a Samsung em meio à crise nos chips
A Samsung enfrenta forte retração nas vendas de chips, em especial após as restrições dos Estados Unidos à exportação de semicondutores para a China. A companhia deve registrar queda de 56% no lucro operacional do segundo trimestre, segundo projeções do mercado.
O novo acordo com a Tesla pode reposicionar a marca no setor de fabricação avançada, especialmente diante da crescente demanda por processadores otimizados para inteligência artificial, robótica e direção autônoma.
Tesla aposta na IA para driblar concorrência chinesa
A Tesla também enfrenta desafios no mercado automotivo, com queda na demanda por veículos elétricos e avanço de concorrentes chineses como a BYD. A aposta de Elon Musk é diversificar a atuação da empresa por meio de tecnologias emergentes, como robôs inteligentes e infraestrutura de IA.
O chip AI6 é parte dessa estratégia, visando reduzir dependência de fornecedores externos como Nvidia e ampliar o controle sobre as plataformas tecnológicas que sustentam os futuros produtos da marca.
Você acredita que a parceria entre Samsung e Tesla pode mudar o mercado de chips de IA?