Uma técnica simples com gelo, sal e álcool acelera o resfriamento de cervejas e refrigerantes e salva qualquer churrasco de última hora
Planejar um churrasco pode ser divertido, mas também dá trabalho. Entre preparar os alimentos e organizar a casa, é comum esquecer de colocar as bebidas para gelar. Para quem já passou por isso, existe uma solução simples e eficaz que pode deixar a cerveja ou o refrigerante prontos para consumo em poucos minutos.
A dica está no uso de uma mistura que potencializa o resfriamento: gelo, sal e álcool. Mergulhar latas e garrafas no gelo ajuda, mas nem sempre é suficiente.
O segredo está em entender como os materiais se comportam. Latas, por exemplo, gelam mais rápido que garrafas plásticas ou de vidro. Isso acontece porque o alumínio é mais fino e conduz melhor o frio.
-
Brasil esconde 10 cidades de serra lindas e tranquilas com custo de vida baixo, turismo crescente e paisagens que surpreendem até viajantes experientes
-
Estas 10 cidades brasileiras provam que dá para ganhar mais e viver melhor com menos
-
Em 2009, um estudante canadense roubou um Cessna, invadiu os Estados Unidos e voou por horas esperando ser abatido por caças F-16
-
O menino superdotado que construiu uma calculadora aos 19 e transformou a dúvida em fé
Mas o diferencial mesmo está na composição da mistura. O sal diminui o ponto de congelamento da água, deixando o gelo mais gelado.
Já o álcool tem a capacidade de roubar o calor do ambiente, mantendo a mistura fria por mais tempo. Assim, o resfriamento das bebidas acontece de forma mais rápida e eficiente.
Para um bom resultado, é preciso respeitar a proporção correta. A recomendação é adicionar 250 miligramas de sal e 250 mililitros de álcool a cada 5 quilos de gelo. Basta colocar as bebidas no meio da mistura e esperar alguns minutos.
É importante ter cuidado. O contato prolongado com o gelo mais frio pode causar queimaduras leves. Por isso, evite encostar muito e lave as mãos depois de preparar tudo. E lembre-se de limpar as latas antes de beber, para não sentir o gosto do sal.
Com informações de Xataka.