1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Saiba como funciona o Delivery de gasolina no Brasil e apesar da modalidade de venda deste combustível ser pouco utilizada, o país é regulamentado para abastecer veículos sem sair de casa
Tempo de leitura 3 min de leitura

Saiba como funciona o Delivery de gasolina no Brasil e apesar da modalidade de venda deste combustível ser pouco utilizada, o país é regulamentado para abastecer veículos sem sair de casa

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 02/12/2022 às 10:36
Delivery de gasolina abastecimento de carro com combustível

Venda de combustível por delivery ainda é pouco utilizado no Brasil. Zapay traz informações sobre como funciona esse serviço

Você sabia que é possível comprar combustível para abastecer o veículo sem sair de casa? Apesar de regulamentado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) desde 2021, o sistema de delivery de gasolina e etanol está presente em poucas regiões do Brasil. A Zapay, startup de tecnologia e pagamentos focada em facilitar a vida dos proprietários de veículos, traz informações sobre como funciona esse serviço.

O que diz a ANP sobre o abastecimento por delivery de gasolina e outros combustíveis

A Resolução 858/2021 da ANP regulamenta o abastecimento sem sair de casa apenas para gasolina e etanol, o que significa que não é possívela comercialização a domicílio de outros combustíveis, como diesel, GNV ou outros tipos. De acordo com o órgão, o objetivo é aumentar a eficiência e competitividade do mercado de venda de combustíveis do Brasil. O assunto já era discutido desde 2018, quando houve a greve nacional de caminhoneiros, que provocou uma escassez na oferta desse produto em todo o país.

Essa modalidade de serviço pode ser bastante atrativa, por exemplo, para gestores de frota, já que é possível abastecer múltiplos veículos sem precisar se deslocar. O posto de combustível que quiser aderir ao modelo de delivery de gasolina precisa obter uma autorização específica junto à ANP, e deve estar adimplente com o Programa de Monitoramento da Qualidade da ANP (PMQC). As entregas só poderão ser feitas por postos que também funcionam fisicamente, e ficam restritas aos limites do município onde se encontra o varejista. 

É possível encontrar quais postos de combustíveis oferece esse sistema de abastecimento por delivery?

Infelizmente a ANP ainda não disponibiliza no site uma relação com os postos que oferecem essa modalidade. Por isso, o ideal é que o consumidor se informe se o seu posto de confiança oferece o serviço. De acordo com a ANP, esse tipo de comercialização deve ser feita exclusivamente por meio de canais digitais, como sites e aplicativos, sendo possível fazer o agendamento de horário para o abastecimento. Todo o pagamento é feito pela plataforma (via cartão de crédito, pix, entre outros), incluindo o custo do frete até o local desejado. 

O abastecimento é feito por meio de um pequeno caminhão-tanque com uma espécie de bomba e mangueira parecida com a dos postos, mas há algumas restrições de segurança. O abastecimento deve sempre ser feito em ambiente aberto e ventilado (sendo proibida a ação em locais fechados, como garagens e galpões cobertos). Outro requisito é que o local tenha piso impermeáve. Também é vedado o delivery de combustível em locais próximos a galerias pluviais e em vias urbanas de trânsito rápido . 

Sobre a Zapay – A Zapay é para quem tem carro (moto ou caminhão)! Cofundada no final de 2017 por Callebe Mendes, atual CEO, a empresa tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Desde então, já são mais de 6.6 milhões de pessoas atendidas em todo o Brasil. Com a Zapay, o cliente consegue consultar e pagar débitos de IPVA, multas, e licenciamento em um só lugar, sem filas, com rapidez e praticidade e com o parcelamento do débito em até 12x no cartão de crédito. A Zapay está presente em todos os Detrans do País e é credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), pela portaria Nº 750, publicada em 18 de outubro de 2018 no Diário Oficial da União.

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos