Os brasileiros podem fazer faculdade de graça em vários países da Europa, com burocracias nada difíceis, mas de forma simples. Suécia, Alemanha e Islândia, por exemplo, não cobram mensalidades a todos os estudantes, mesmos para aqueles que chegam de outros cantos do mundo.
Universidade e Europa: Uma Combinação Acessível para Estudantes Brasileiros
Além disso, existem estímulos para os estudantes ficaram em regiões estrangeiras. Os modos de estudos variam de local para local; no entanto, há opções para cursos de graduação e pós-graduação.
Na Finlândia, por exemplo, existe uma bateria de benefícios para alunos do Brasil, a exemplo de mensalidades baixas, isenções, entre outras vantagens. Confira aqui uma lista de países onde brasileiros podem fazer faculdade de graça.
- Estude DE GRAÇA em uma universidade mundialmente conhecida! Universidade de Cambridge lança 6 cursos gratuitos de inglês para todos os níveis; veja como participar e aperfeiçoar o idioma
- Aprenda Libras de graça e no conforto da sua casa! Governo libera mais de 1100 vagas em curso referendado pelo MEC feito para quem quer aprender Libras
- Quer fazer um curso no MEC sem pagar nada, de casa, e ainda com direito a certificado? Se sim, saiba: Em parceria com o CAPES, MEC abre 150 MIL vagas em cursos gratuito 100% online
- Qualificação profissional para quem quer TRANSFORMAR sua carreira! O Senac abre inscrições para CURSOS GRATUITOS de gastronomia, vendedor especialista, farmácia e mais; Veja como participar!
Países que Oferecem Faculdade de Graça
Para os brasileiros que estão querendo sair na frente, preparamos uma lista especial com 5 destinos que possibilitam se qualificar de graça.
Alemanha: Educação de Excelência sem Custos Elevados
A Alemanha é um dos países com maior excelência na educação; no mais, tem reduzidas tarifas no tocante ao estudo. Desde 2014 pode-se entrar em universidades alemãs de forma gratuita. Certas regiões ainda pedem taxas , mas o valor não é alto. Para os alunos de mestrado, é preciso, de fato, pagar mensalidade, só que os valores são também acessíveis. Pode-se no mais ingressar em projetos remunerados ou receber bolsa.
Áustria: Estudos Acessíveis para Alunos Internacionais
Há opções também na Áustria. Alunos de fora da União Europeia nas instituições públicas têm uma taxa de semestre que varia entre 360 e 720 euros. Também é preciso pagar a taxa de estudante de 17 euros e um seguro de 50. Existe, porém, a chance de se isentar dessas taxas ou inclusive conseguir bolsas que tornam a mensalidade 100% gratuita. Todas as oportunidades de valores podem ser analisadas no site de intercâmbio do país.
Suécia: Isenção Parcial de Mensalidades para Estudantes Internacionais
A isenção de pagamento na Suécia é muito acessível a estudantes brasileiros e de todo o globo. Se se quiser fruir dela, é necessário achar as próprias universidades ou o Instituto Sueco, que oferta bolsas totais e parciais. Em certos casos, deve-se ter tido notável desempenho nas atividades acadêmicas. Para quem está fazendo doutorado, as funções são remuneradas e o aluno recebe pelo estudo.
Islândia: Acesso à Educação Superior com Custos Moderados
A universidade pública na Islândia não tem mensalidade, contudo é preciso pagar uma taxa inicial que varia entre 100 e 250 euros. Em faculdades privadas, cidadãos da União Europeia pagam entre 30 a 60 euros por crédito, ao passo que não-europeus devem pagar de 100 a 150 euros por crédito.
República Tcheca: Ensino Superior Gratuito para Falantes de Tcheco
O ensino superior é de graça para quem sabe falar o idioma tcheco na República Tcheca. Estudos em outros idiomas têm mensalidades a partir de 1.000 euros a cada semestre. As instituições públicas demandam taxas de inscrição em torno de 20 euros e as particulares determinam as suas próprias quantias de inscrição.