A ampliação de rodovia com investimento de R$ 300 milhões promete solucionar problemas de tráfego melhorando a fluidez e a segurança viária, além de gerar empregos e trazer benefícios econômicos para a região.
Uma obra bilionária transformará o tráfego em uma das rodovias mais movimentadas de São Paulo – mas o impacto vai muito além da melhoria nas pistas
Uma nova intervenção promete mudar a dinâmica do trânsito na Rodovia Washington Luís (SP-310), uma das principais vias de São Paulo.
A EcoNoroeste, concessionária responsável pela administração do trecho, anunciou um projeto ambicioso que vai além da simples ampliação de faixas.
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O que está por trás desse investimento milionário que já tem data para começar e promete gerar inúmeros empregos? O município de São Carlos está no centro dessas mudanças.
Investimento de R$ 300 milhões e geração de empregos
De acordo com a EcoNoroeste, a obra receberá um investimento total de R$ 300 milhões, com início previsto para o primeiro semestre de 2025.
A construção vai ampliar a rodovia em cerca de 26 km de faixas adicionais, divididas igualmente entre os dois sentidos da Rodovia Washington Luís, entre os quilômetros 227 e 240.
Além disso, serão criadas marginais e implantadas melhorias nos dispositivos de acesso à rodovia. A previsão é de que a obra seja concluída em 2027, beneficiando a cidade de São Carlos e região com a criação de centenas de postos de trabalho diretos e indiretos.
O impacto no trânsito e na segurança rodoviária
O secretário adjunto de Transporte e Trânsito de São Carlos, Sebastião Batista, comentou a importância da ampliação.
Segundo ele, o trecho entre o Km 227 e o Km 240 sofre com congestionamentos, especialmente em horários de pico, quando o fluxo de veículos, principalmente caminhões, reduz a velocidade e aumenta o risco de acidentes.
“Com a construção da terceira faixa e das marginais, será possível melhorar a fluidez do trânsito urbano e rodoviário, reduzindo os riscos de acidentes”, explicou.
Faixas adicionais e marginais: mais segurança e fluidez
A proposta da concessionária prevê a construção de 13 km de faixas adicionais em cada sentido da rodovia, totalizando 26 km de novas pistas.
Também serão criados aproximadamente 3,5 km de vias marginais que permitirão o escoamento do trânsito local, retirando veículos menores da rodovia principal.
Segundo Batista, isso deve aliviar significativamente o tráfego, especialmente nas saídas da Avenida Getúlio Vargas, que atualmente enfrentam congestionamentos diários.
Além disso, será implementada uma série de melhorias como rotatórias remodeladas e novos dispositivos para otimizar o tráfego.
Benefícios para a cidade e a economia local
A obra também trará benefícios para o escoamento de produtos e a segurança viária na região. Além das melhorias no fluxo de veículos, os estudos contemplam ciclovias nas marginais, drenagem, iluminação, sinalização e até passarelas para garantir maior segurança para pedestres.
O projeto foi desenvolvido com um horizonte de 10 anos, visando atender ao crescimento do tráfego na região. Segundo Batista, “o município participou ativamente da criação desse projeto, contribuindo com sua visão do trânsito urbano para que a obra atenda às necessidades locais”.
Desafios e ajustes necessários na rodovia
Para que a obra avance, a Prefeitura de São Carlos ainda precisa realizar adequações no projeto, como a doação de terrenos e a desafetação de algumas áreas para a construção das marginais e rotatórias. Apesar desses desafios, as expectativas são positivas.
A previsão é de que a ampliação da rodovia melhore não apenas o trânsito na região, mas também a qualidade de vida dos moradores e trabalhadores que dependem da rodovia para locomoção diária.
Obra não terá custos para o município
É importante destacar que todo o investimento de R$ 300 milhões será realizado pela concessionária EcoNoroeste, sem qualquer custo para o município.
Segundo a concessionária, todos os itens de infraestrutura, como iluminação, drenagem, sinalização e pavimentação, estão incluídos no orçamento, além dos estudos ambientais, de fauna e a construção de passarelas.
Qual será o futuro da rodovia Washington Luís?
Com um investimento tão expressivo e um projeto de longo prazo, resta saber como o trânsito da região de São Carlos vai se transformar após a conclusão da obra.
Será que essa intervenção será suficiente para atender ao crescimento populacional e ao aumento do fluxo de veículos na região? A obra trará mesmo os benefícios prometidos?